Já perdi a conta de quantas pessoas me fizeram a pergunta: Qual é o melhor investimento com alto retorno e baixo risco?

Para o investidor iniciante faz sentido prestar atenção apenas aos fatores positivos de um investimento, mas sempre precisamos entender todos os detalhes. Muitas vezes somos pegos desprevenidos com alguma regra ou característica de nosso investimento, como uma carência, imposto a pagar ou risco que não sabíamos.

Por este motivo respondo: Depende do seu objetivo, do que é e do que não é importante para você.

Este artigo poderia ser muito longo, mas simplificando apenas com investimentos em renda fixa (CDBs, Títulos Públicos, Debêntures e Fundos de Renda Fixa), temos 4 pilares:

  1. Risco: de crédito e de mercado. Conforme explicado neste artigo, é a possibilidade de algo sair diferente do planejado. O risco de mercado acontece quando a taxa de juros (ou outro indexador de sua aplicação) varia durante o prazo do investimento e você ganha mais ou menos que o esperado inicialmente. No caso de risco de crédito, é simplesmente a possibilidade da instituição da qual você investiu falir e você não ter seu dinheiro de volta. É o famoso calote.
  2. Retorno: relativo (%) ao CDI e/ou atrelado a algum indexador. Lembrando que taxa de administração, tarifas e outros custos são “embutidos” nessa relação risco/retorno. Se a taxa de administração de um investimento em renda fixa é alta (Ex.: maior que 1% em fundos de renda fixa), então é necessário se arriscar mais para compensar o custo e entregar um bom retorno, isto é, possuir algum título de maior risco (como uma debênture de uma empresa mais arriscada). Atente também ao Imposto de Renda cobrado, que muitas vezes diminui com o passar do tempo.
  3. Liquidez: facilidade para resgatar o investimento. Alguns Bancos oferecem a famosa “liquidez no vencimento”, isto significa que o investimento não possui liquidez. Se o prazo for de 5 anos, por exemplo, você pode esquecer que você tem aquele dinheiro até o vencimento, pois mesmo na maior das urgências você não vai poder resgatar. Por isso que investimentos com menor liquidez possuem maior retorno. Há também casos com penalidades para resgate antecipado.
  4. Acessibilidade: valor mínimo de aplicação. É comum oferecerem um baixo retorno para investimentos com valores baixos de aplicação, e vice versa.

Eu quero um investimento com alto retorno, baixo risco, alta liquidez e aplicações mínimas baixas!

Salvo exceções, nenhuma instituição financeira oferecerá os 4 itens. Isto porque para ela o investimento é um produto de venda, ou seja, ele precisa gerar retorno para continuar sendo oferecido.

O recomendado não é procurar o investimento com estes 4 itens, e sim o ideal para você. Para isto basta estudar e se planejar, para assim poder fazer a melhor escolha, ao identificar o que realmente é importante.

O que escolher então?

No caso de investimentos em renda fixa, o raciocínio é simples: escolha 2 ou no máximo 3 destes pilares e abra mão do que considera menos importante, ou que é indiferente.

  • Quer a maior rentabilidade possível? Então assuma correr um pouco mais de risco e/ou planeje-se melhor para poder ter menos liquidez.
  • Quer o menor risco possível? Então não espere retornos muito superiores ao CDI.
  • Quer liquidez? Então a rentabilidade ou risco serão comprometidos.
  • Não tem muito dinheiro para aplicar? Se quiser um bom retorno, planeje-se para não precisar do dinheiro no curto prazo.
  • Gosta de se arriscar? Neste caso há muitas opções para você. Mas entenda e esteja ciente dos riscos corridos.
  • Não tem pressa para resgatar (ex.: poupando para aposentadoria)? Ótimo, procure alternativas com menor liquidez e maior retorno.

E os títulos públicos?

A dúvida que pode surgir: mas e os títulos públicos que são seguros, líquidos, acessíveis e com bom retorno? Primeiramente vamos lembrar do artigo que fala sobre os riscos de títulos do governo.  Sendo uma modalidade com o menor risco possível, acessível e com alta liquidez (semanal), então a rentabilidade deveria ser baixa, certo? Mas ela é baixa. O que acontece é que como o investidor normalmente tem pouco conhecimento sobre investimentos, os bancos comerciais costumam oferecer produtos com rentabilidade mais baixa ainda! Lembre-se: o objetivo do Tesouro Direto é democratizar o acesso a investimentos, e não maximizar o retorno para os investidores.

Para terminar, tem um caso que sempre utilizamos pra ilustrar esse tipo de escolha: uma vez uma moça nos perguntou qual era um investimento seguro, rentável e líquido, pois o filho dela estava completando 1 ano e ela queria começar a investir pra pagar a faculdade dele. Nossa resposta? Pra que um investimento líquido, se o horizonte do investimento é de 18 anos? Por isso que nós insistimos: pense bem no seu objetivo e no que é realmente importante para você.

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

  • Ramanojan Silva

    Poxa que interessante… Muitas vezes não nos atentamos a isso e ‘damos com os burros n’água” são detalhes como este que podem fazer a grande diferença na vida do investidor de sucesso…

    Parabéns…

    Muito sucesso 😉

  • Vitor Nagata

    Prezado,

    Eu, como autor original deste artigo, peço encarecidamente que deixe-o igual ao original, isto é, com minha assinatura no final e com todos os links no meio do artigo.

    Obrigado
    Vitor Nagata

  • Francisco

    Bom pessoal me desculpe esta deixando este comentário aqui nesta pagina sei que não tem nada a ver com que vocês estão lendo mais gostaria de expor minha situação meu nome e Francisco Jose sou casado tenho dois filhos o Gabriel de 2 anos e a Raquel de 4 anos de idade estou desempregado e passando um momento muito difícil na minha vida, a alguns meses descobri que estava muito doente, quando passei mal no trabalho e me levaram para o hospital, chegando lá os médicos disseram que eu tinha um problema no coração e poderia se repetir tudo aquilo que tinha passado na que La hora, e precisava me tratar tomando muitos remédios caro, depois da que Le dia eu passava mal muitas vezes e não podia trabalhar, devido as faltas e o pouco rendimento na empresa eu fui despedido, dai começaram os problemas sem dinheiro e muito doente tive que escolher entre me tratar e dar comida a meus filhos, parei de tomar os remédios mesmo assim eu não conseguia colocar comida em casa e comecei a vender tudo que tinha para não deixar nada faltar, dias depois o pouco dinheiro que recebi do seguro desemprego acabou, meu aluguel esta atrasado e não tenho como paga,r o dono da casa me pediu pra sair no final deste mês,e não tenho para onde ir e nem quem me ajude pois de minha família só restou eu e onde moro conheço poucas pessoas, já tentei dar entrada no INSS mais foi negado varias vezes, não sei o que fazer por isso estou aqui pedindo sua ajuda que Deus toque em seu coração se possível deposite em minha conta pelo menos R$ 2,00 sei que e pouco para você que esta lendo esta mensagem mais para mim que estou passando dificuldades e muito pois era só o que tinha na carteira hoje para comprar algo para comer e dar de comer aos meus filhos e em vês disso Deus me iluminou e me deu a idéia de escrever o que estou passando, fui para LAN HAUSE escrever esta mensagem e gastei esta única quantia na esperança de que Deus toque no seu coração para que me ajude já não tenho mais nada para apelar somente a você que esta lendo esta mensagem , tudo que quero neste momento e me tratar para poder passar mais algum tempo vivo com minha família que amo tanto.
    Por favor se não poder contribuir com nada mais pelo menos passe a diante esta mensagem para que outras pessoas posam saber de minha dificuldade e que possa me ajudar de alguma forma, tudo que conseguir juntar vai ser para poder me tratar e dar algo para meus filhos com sua ajuda sei que vou conseguir sair dessa , que Deus te ilumine e que te de tudo em dobro o que me desejar pois com ele tudo posso, pois e ele que me fortalece .
    Esta e a conta para deposita a sua contribuição, podendo contribuir ate mesmo nas casas lotéricas(agencia 0032 operação 013 conta 00004445-4 Caixa econômica federal nome do titular da conta FRANCISCO JOSÉ DE SALES NETO) este e meu nome completo como você podem ver eu não estou mentindo pois não estaria aqui me expondo se não tivesse passando dificuldades, que Deus abençoe a você que esta ledo esta mensagem !!!!!!!!!!!