Qualquer empresa que tenha como objetivo crescer nos próximos anos, precisa necessariamente, estar nas redes sociais. Então separamos estas recomendações que são muito importantes e fazem parte de uma estratégia de sucesso nas redes sociais, mas não é tudo. Sua empresa precisa se fazer relevante; sua presença jamais pode se tornar algo superficial. O empreendedor precisa criar relacionamentos, interagir, fazer promoções e engajar clientes de forma periódica e permanente.

O QUE É UMA PRESENÇA SUPERFICIAL

Antes de aprender algumas formas de tornar a sua presença mais relevante, o empreendedor precisa necessariamente entender o que é uma presença superficial nas redes sociais. Imagine um grupo de pessoas trabalhando em prol de algo comum. Digamos que estas pessoas são estudantes na universidade e desenvolvem em conjunto um trabalho acadêmico. Alguma destas pessoas contribuem periodicamente para o desenvolvimento do trabalho; outras, o fazem eventualmente; por fim, o terceiro grupo apenas se beneficia do trabalho dos outros, eles nunca fazem nada.  Quem deste grupo têm uma presença mais relevante e qual possui a mais superficial? Naturalmente os mais ativos são também mais relevantes e a presença do terceiro grupo é extremamente superficial pois não agregam nada ao que esta sendo feito.

As redes sociais funcionam da mesma forma, todos estão envolvidos na construção de algo maior, mais o “fardo” é mais pesado para alguns: os produtores de conteúdo, no caso, a sua empresa.

Ter uma presença relevante significa contribuir com conteúdo relevante e útil para os outros usuários. Seus clientes são como o terceiro grupo do exemplo citado acima, eles não fazem nada, mas também não precisam fazer nada. Isto é tarefa sua.

Publique conteúdo útil e relevante de forma periódica, tenha em mente que você precisa fazer isso todos os dias. Não tenha uma presença superficial.

CRIE RELACIONAMENTOS

As redes sociais são formadas por pessoas. As pessoas são os recursos mais importantes que fazem da internet o que é hoje. Todo conteúdo, toda relevância, tudo isso não existiria sem elas. As marcas e empresas nas redes sociais, são apenas uma extensão das pessoas por detrás delas.

Invista em relacionamentos. Não haja como uma máquina ou como um site institucional, não é assim que se consegue algo nas redes sociais. “O empreendedor que quer ter sucesso nas redes sociais, precisa permitir que sua empresa aja como pessoas”.

 INTERAGIR: EIS A REGRA

Você quer ter sucesso nas redes sociais, certo? É preciso aprender a regra mais básica de todas: interaja. Como vimos no tópico anterior, as redes sociais são feitas por pessoas, e pessoas gostam de interação. Crie enquetes, estimule debates, use a sua criatividade e faça com que as pessoas interajam entre si e com a sua marca.

“O primeiro e mais importante passo é estimular a interação. Quando você interage e estimula a interação, todo o resto é quase que automático”

FAÇA PROMOÇÕES

Lembro-me de ler uma pesquisa em que a grande maioria das pessoas que seguiam empresas nas redes sociais, o faziam por conta dos descontos, promoções e benefícios exclusivos. A empresa que deseja uma presença mais relevante nas redes sociais, precisa realizar ações promocionais e oferecer benefícios exclusivos aos seus seguidores e fãs.

“Oferecer descontos e promoções nas redes sociais atrai público. É quase como um agradecimento por aquelas pessoas disponibilizarem um pouco do seu tempo para ler e interagir com o que você posta”.

  • Como realizar promoções do tipo leve 2 pague 1
  • Como sua empresa pode lucrar mais com liquidações

SIGA TODAS AS NORMAS DA FERRAMENTA

Criar uma presença relevante nas redes sociais significa criar relacionamentos; interagir e motivar a interação; oferecer promoções e buscar o engajamento periódico, mas também significa agir com eticidade e com boa conduta. Leia os termos de uso e políticas de privacidade das plataformas que você utiliza. Ser punido por má conduta ou por fugir das regras, mesmo que de forma acidental, pode colocar por terra todo um trabalho de meses.

“Cada ferramenta têm regras específicas e os usuários precisam se adequar a elas. Leia os informativos e tome cuidado. É melhor prevenir do que remediar”.

fonte: empreendeblog.com.br

There are currently no comments.