Se você também tem uma ideia em mente e sonha em se tornar um empreendedor de sucesso, neste artigo você irá conferir algumas dicas que vão lhe ajudar nesta tarefa.

Antes de começar, cabe destacar que o empreendedorismo é uma tarefa tão arriscada como qualquer outra. Para que ela dê certo, dê o melhor de você. Dedique-se, planeje, tenha força de vontade e não tenha medo de nada. Ser o seu próprio chefe, garantir maior flexibilidade de tempo e dinheiro e ser o líder que você sempre sonhou em ser com certeza compensará qualquer esforço neste início. Vamos lá?

As nossas dicas para você que vai dar a largada no próprio empreendimento são:

1. A leitura é o primeiro passo para o sucesso

A leitura é uma necessidade fundamental para quem pensa em empreender, além de ser também uma das maiores qualidades na vida de indivíduos bem-sucedidos.

Se você ainda não tem o hábito de leitura, não se preocupe: o ideal é que você busque desenvolvê-lo aos poucos, nem que seja lendo um pequeno parágrafo de livro por dia, por exemplo.

Com o passar do tempo você começará a se acostumar com esse hábito, e possivelmente, já não viverá mais sem ele.

Quando falamos em leitura, não nos referimos apenas aos livros físicos, mas também, a e-books, materiais de apoio, artigos e quaisquer outros relacionados a empreendedorismo ou ao seu futuro segmento de atuação empreendedora.

Lembre-se de ler sempre coisas positivas, ou seja, inspiradoras e que realmente possam lhe trazer aprendizado.

2. Mantenha boas referências em ativa

Somos seres humanos, e por isso, temos uma forte tendência a nos basearmos em referências não tão positivas assim. Sendo assim, tenha cuidado a escolher quais serão as pessoas, os modelos de negócios e demais profissionais que se tornarão inspiração na sua vida de empreendedor. Lembre-se que, ao escolher as pessoas erradas, a tendência de que você venha a repetir os mesmos erros por elas cometidos são grandes. Por isso, fique esperto.

Leia também um dos nossos artigos mais populares com as 5 únicas maneiras de ficar rico.

3. Amplifique a sua visão de mercado

É comum que os empreendedores se sintam deslocados ou mal compreendidos – seja no dia a dia ou até mesmo em uma rodinha de amigos. Por vezes, alguns são até mesmo chamados de loucos.

E não se espante com isso, afinal, o empreendedor precisa ser um indivíduo com a visão além do normal, além do básico e além do que está na visão de nossos olhos. Se você também integra o grupo dos mal compreendidos, parece que você está no caminho certo.

Sendo assim, não hesite em ter a sua visão sempre lá na frente. É exatamente por enxergar além que você mostra ser um indivíduo preparado para enfrentar coisas que os outros ainda nem sequer notaram.

4. Trabalho + paixão é fundamental

Há quem diga que você encontra a sua vocação não só quando a sua história de vida e repertório influenciam na sua escolha profissional, mas quando o contrário também acontece.

Pense bem: o seu trabalho também tem participação na sua história de vida? Como é essa relação?

Muitos são os indivíduos que acreditam que viver um sonho profissional não é possível. Que viver aquela vida que você sempre sonhou, que sempre quis, não é algo normal no ‘mundo real’.

Mas pelo contrário: reunir paixão e trabalho é algo totalmente tangível, mas é um privilégio de poucos. Dos poucos corajosos que encontram em sua atuação profissional aquilo que mais gostam de fazer.

Qualquer indivíduo tem a capacidade de transformar a sua carreira em sua grande paixão. Por isso, não hesite. Você está satisfeito com o seu trabalho atual? Se a resposta for não, pare de perder tempo: comece já a empreender.

5. Faça um curso de marketing ou empreendedorismo digital

Se o seu objetivo for empreender na internet, não há nada melhor do que usufruir dessa mesma ferramenta para aprender.

Neste sentido, comece o quanto antes a conhecer quem são os profissionais mais renomados no empreendedorismo digital atualmente e compre os seus produtos – que podem ser e-books, vídeo-aulas, tutoriais e muitos outros essencialmente digitais.

Os cursos online de marketing e empreendedorismo digital são repletos de táticas, recursos, ações e até mesmo de dicas para que você se inicie neste segmento em constante desenvolvimento no mercado.

Recomendo que comece com o curso “A Máquina de Vendas 2.0“:

6. O planejamento deve ser diário

Ter o hábito de planejar tudo é uma boa forma de se inserir no contexto dos empreendimentos.

Sendo assim, vamos para um exemplo: você terá um dia cheio amanhã e não sabe nem como se organizar para conseguir fazer com que tudo aconteça da forma como tem que ser. Organize então, já no dia anterior, uma lista com todas as tarefas a serem desempenhadas e em ordem de prioridade. Coloque primeiro as três de grande importância e vá jogando as menos importantes para o final.

Lembre-se que as coisas mais banais não devem ser inclusas na lista. Você deve se alimentar ou tomar banho entre as tarefas, é claro, mas isso não significa que você precise colocar tais atividades na lista, certo?

Algumas dicas de ferramentas que poderão lhe auxiliar na hora da organização são: blocos de notas, aplicativos para smartphones ou tablets em geral, agendas (virtuais ou físicas), lembretes, despertadores e até mesmo os famosos e tão adorados “post-it notes”.

Veja esse artigo para saber como ser o CEO de sua vida.

7. Tente manter o foco em dia acima de tudo

É claro que você tem um objetivo central – e nós sabemos disso. Mas ter um propósito não é o suficiente para que você mantenha totalmente o foco na execução das tarefas.

Pensar é essencial, assim como as etapas de planejamento e de raciocínio também são antes da tomada de qualquer atitude e/ou decisão. Porém, a prática, o ato de ‘ir’ e de ‘fazer’ também são necessários para que as coisas aconteçam e saiam do papel.

8. Qual é a sua maior habilidade?

Qualquer grande habilidade que você tenha – e que seja capaz de identificá-la – pode se transformar em um produto ou serviço oferecido. Tudo o que você vai precisar é ‘empacotar’ essa sugestão. Lembre-se que você pode estar tendo ideias criativas e únicas todos os dias, e esse pode ser o caminho para o aumento de seus lucros.

9. Você já sabe vender?

Muitos empreendedores sabem tirar a ideia do papel, sabem planejar e melhor: criar produtos ou serviços incríveis. Mas, nem todos eles são da área de vendas, o que faz com que se sintam perdidos no momento de divulgar e oferecer os seus produtos.

Sendo assim, não deixe para a última hora e domine técnicas de vendas antes mesmo do momento em que elas serão necessárias.

Veja esse artigo para saber como atrair e vender para pessoas ricas.

10. Como está o seu networking?

O networking nada mais é do que a troca de aprendizados, conhecimentos e experiências entre profissionais, estudantes, amadores e outros do mesmo segmento de atuação. Esse networking é capaz de lhe inserir no mercado com maior eficácia, além de criar maiores vínculos e gerar oportunidades no mesmo.

Por isso, não hesite em criar o seu networking o quanto antes, o que pode lhe ajudar a lidar com alguns desafios ou até mesmo suprir com demandas na área de atuação em questão.

11. Crie vínculos com pessoas importantes

Conhecer profissionais renomados e que possam lhe auxiliar na consolidação do seu empreendimento/marca é fundamental. Sendo assim, se aproxime, peça dicas e conselhos, participe dos eventos e é claro, esteja sempre rodeado de quem tem coisas boas a lhe oferecer.

Por fim, a ‘estabilidade’ de ter um emprego pode parecer o suficiente para muitos, mas não é. Por isso, se você não está contente por qualquer que seja o motivo, empreenda!

  • Adriano

    Parabéns multiplique seu sucesso.

  • Fernando Cardoso

    Não existe nada melhor do que trabalhar em algo que somos apaixonados.

  • Tiago Simões

    Show de bola essa artigo Felipe!
    Tenho sempre defendido a ideia de que o empreendedorismo é a melhor saída para qualquer tipo de crise que possa existir.
    Não importa como o mercado está se comportando. Empreender é uma excelente ideia, principalmente para àqueles que gostam de desafiar o status quo e criar sua própria história.
    Parabéns e obrigado pelas ótimas dicas.
    Um grande abraço a você e seus leitores.

    – Tiago Simões

  • Vera Mendes

    Bom dia Felipe, excelente artigo, sua clareza e objetividade estimulam a ler todo o artigo e a querer mais, parabéns!
    Eu tenho um programa que prepara pessoas para parar de fumar, desde 2007, forneço para pessoa física e para empresas, centenas de pessoas já pararam de fumar comigo e agora estou me preparando para lançar como infoproduto pois é altamente escalonável, o Brasil tem cerca de 24.000.000 de tabagistas e eu me sinto atualmente vendendo no “varejinho”!
    Estou estudando bastante e em busca de parceria pois já entendi que sozinha não vou chegar a lugar algum!
    Muito obrigada por compartilhar Felipe,
    Grande abraço.

  • Adriana

    Adorei seu post, contêm dicas super legais !!!!

  • Giovanna

    Eu adoro esse blog!! Vejo que você alimenta a ideia que qualquer um pode empreender, e isso é o que eu, de 14 anos gosto de ouvir/ler. Parabéns!