O grande debate na comunidade de jovens empresários no momento é se fazer faculdade é necessário para um bom negócio ou carreira.

Jornalista, Jason Smith, estuda as razões porque os empresários não devem pisar na faculdade.

1. Você terá mais Dívidas
Apesar de no Brasil ainda haver faculdades gratúitas, o preço das universidades no mundo foi gradualmente ficando fora de controle durante na última década. A mesma educação que costumava ser de maior qualidade e mais valiosa é agora muito mais cara. Em todo o mundo, metade das pessoas que vão para a faculdade não conseguem todas as habilidades necessárias para ter sucesso na vida.

2. Restrições em inovação
Você já ouviu empresários bem sucedidos, como Bill Gates e Mark Zuckerberg dizerem que seus diplomas de faculdade são a fórmula secreta para o sucesso? Claro que não, isso é porque eles não ganharam diplomas universitários. Em vez disso, eles ganharam dinheiro.

“A melhor maneira de se fazer uma faculdade não é estudando e ganhando um diploma, e sim criando uma fortuna para depois construir uma universidade com o seu próprio nome.”

3. Ainda há desemprego após a graduação
Na maioria dos países desenvolvidos em todo o mundo, metade dos recém-formados não conseguem empregos ao terminar a faculdade. Os alunos que desistem depois de descobrir que eles não se encaixam bem dentro da estrutura da instituição não são reembolsados quaisquer fundos. Eles tem desperdiçado seu tempo e dinheiro, sem nada para mostrar.

Ignorando a faculdade e iniciando sua própria empresa será uma experiência valiosa que vai colocá-lo de cabeça e ombros acima de seus colegas de escola.

4. Métodos de ensino tradicionais
Faculdades oferecem métodos de ensino tradicionais, que são completamente desatualizados. Em todo o mundo, um adolescente em sua garagem pode estar trabalhando em um novo software ou tecnologia que pode mudar o mundo. Um professor comum só estará lhe ensinando o que ele ou ela já sabe, ou seja, um conteúdo de pouco valor levando em conta a velocidade de transformação no mundo.

5. Aprendizagem rígida
A faculdade é um ambiente muito duro e rígido. A vida é para a liberdade de expressão. Padrões universitários e diretrizes rigorosas de especialização não permitem a criatividade natural. Os empresários precisam de liberdade para criar e forjar seu próprio caminho. Livros didáticos só podem ensinar teoria ou estrutura de como as coisas deveriam ser.

No entanto, os empresários precisam pensar diferente, fora do quadro da sabedoria convencional. Afinal, a maioria dos professores universitários não experimentaram o sucesso real fora da sala de aula, que é provavelmente por isso que eles ensinam.

6. Menos individualismo
A estrutura da faculdade prepara você para uma vida de simplesmente de seguir as regras ditadas por outros. Os seres humanos devem ser pessoas livres com suas próprias idéias. Como um empreendedor, você pode se esforçar para criar suas próprias regras.

7. Menores realizações para o seu futuro
Como um empresário emergente, você precisa ganhar uma mentalidade de aplicar os princípios da vida real para determinar os resultados por si mesmo. Cada pequeno progresso que você faz conta como uma conquista real no mundo real. Por exemplo a introdução no mercado de um produto ou serviço inovador.
A faculdade apenas lhe ensina como passar nos exames.

8. Menos tomada de risco
Empreendedores precisam aprender a ir além de suas zonas de conforto. O risco é muito importante para o sucesso. Você deve estar disposto a correr riscos e viver com suas decisões. Às vezes você ganha, outras vezes você pode perde grande, mas você estará sempre continuando.

Faculdade não ensina a importância do risco, em vez disso, promovem a segurança e uma carreira segura. Os empresários devem assumir riscos para determinar o seu próprio caminho no mundo. Empresários abraçam o desafio de risco calculado para atingir o sucesso.

E você o que acha? A faculdade é realmente algo irrelevante para jovem empreendedores?

  • Halisson Rodrigues Guilherme

    A minha opinião é que a faculdade não é fundamental para o sucesso de um empreendedor mais sim importante ,algumas coisas você saberá só lá .As vezes eu aprendo em uma leitura mais do que eu aprendi em um mês de curso ou até mais . Mais de fato a faculdade é importante para o sucesso de uma pessoa .

    • Akauam

      Acho que não, ate mesmo, porque td a evolução do homem, não se deu graças a faculdades, e sim, pessoas inteligentes…. quando um engenheiro de faculdade n faz o q um moleque africano de 10 anos sem nenhum curso faz…. é nessa hora que temos que diferenciar uma faculdade de uma instituição financiera q visa apenas o lucro e não a formção de pessoas inteligentes, livres

      • Renata S

        É por ai que está o problema. Eu posso saber construir prédios, projetar máquinas, mas sem o diploma, ao menos que eu trabalhe para mim mesmo, não consigo respeito no mercado.

        • gabriel

          Renata:
          Quem decide isso é algo invisível chamado mercado. O Brasil já tem profissionais demais com nível superior. E poucos com nível técnico.
          Pra se ter uma ideia, no estado de SP, o piso salarial de um farmacêutico que estudou 5 anos em nível superior é de 2300 reais. O balconista de farmácia ganha 1200, mas com as comissões em cima das vendas dos medicamentos, seu salário ultrapassa os 3000 (maioria das farmácias não pagam comissão para o profissional farmacêutico, apenas para os balconistas). Pra vc ter uma ideia, tenho amigos farmacêuticos que estão trabalhando como balconistas, pois compensa mais.
          Veja quantos engenheiros mecânicos, por exemplo, existem no mercado. E quantos estão empregados. Compare isso com o número de técnicos em mecânica automotiva.
          Li recentemente no jornal Estado de Sao Paulo, que muitos engenheiros civis se tornaram taxistas. Nem preciso explicar o motivo…
          Portanto faça curso técnico, pois ele te ensina a trabalhar (maior parte do curso é prática). As empresas procuram quem sabe meter a mão na massa e fazer as coisas. O profissional com ensino superior, normalmente é muito teórico.
          O mercado está saturado de gente com diploma de curso superior, porém o que o mercado busca atualmente é mão de obra técnica.
          No futuro, quando vc se estabilizar financeiramente e achar necessário fazer um curso superior, aí tudo bem.
          Mas no atual momento eu, que tenho 2 diplomas lhe aconselho: vá fazer curso técnico. Não gaste dinheiro com faculdade.

          • loredi lazarett

            Eu concordo com vc renata ou gabriel ñ dá pra saber quem escreveu esse testo , mas vejam bem , manha esposa tem dois diplomas na parede que só deu gasto sono e dor de cabeça ,que são contabilidade e administração ;E hoje ela fez Pedagogia onde está atuando e ganha com 25 horas de trabalho 1800,00 reais
            E eu sem nem uma diploma ganho 5800,00 como operador de escavadeiras!!!
            Parabéns pelo testo !!!

          • José Malheiros

            Infelizmente o mundo é assim, muitos formandos trabalham para quem não tem estudo algum, mas sabe empreender! Meu filho, que também é meu sócio, tem 21 anos, ensino médio e já tem um carro do ano, e um salário que inveja muito engenheiro! Sempre falo, o mundo está cheio de pessoas inteligentes, mas criativas e empreendedoras, são cada vez mais raras. Eu não tenho superior, mas como empresário, contrato quem estudou, portanto, quem possui graduação superior, muitas vezes trabalham para pessoas que sequer possui o primário!

        • Renato

          Sim… A faculdade é uma credencial.
          Uma formalidade, que a sociedade coloca sobre a população, como uma forma de aprisionar e de nos por limites.
          Já os políticos, nem todos são formados ou graduados e recebem salários exuberantes. Esse país não é sério.

        • Hallyson Miranda

          Hoje há diversas formas de empréstimos bancários.Você sabendo construir prédios,fabricar máquinas o que te impede de iniciar o seu próprio negócio e abrir sua própria empresa? muitos têm vontades,sonhos, poucos têm a coragem de agir e arriscar o que já não têm,a questão entre você vencer na vida está no que você quer e no que você tem,você pode ter o mundo se for ousado suficiente para investir no seu empreendimento,assim como você pode Não ir muito longe e viver na média com medo de arriscar e perder o pouco que já tem.A decisão e a visão é individual, você quer ficar na média como muitos ou ser grande como poucos?

      • Davi Mercatelli Martes

        Ideia bem errada. Um engenheiro estuda por anos e faz projetos complexos e extremamente difíceis que, um garoto de 10 anos não conseguirá fazer.

        O estudo é importante sim e somente através dele é possível evoluir. Nem todas as faculdades visam lucro.

        • Leonildo

          Concordo totalmente com o Gabriel, pq tenho um patrão q estudou só ate a terceira serie do ensino mediu e o traste tem muita grana pq soube fazer suas escolhas corretas, enquanto já vi muitas q tem o diploma q chora por dinheiro e vive reclamando por falta de dinheiro.

          A vida é feita de escolhas, certas ou erradas quem vai decidir é você q vai toma-las…

          tenho 20 anos e acordei tarde pra vida, mas já estou mi estruturando porque só estou tendo q trabalha pra alguém porque tinha todo q eu queria mais agora já pensos em crescer …

          Leonildo Fernandes

          e-mail: leonildoleoo@hotmail.com

      • Yuri

        “[…] quando um engenheiro de faculdade n faz o q um moleque africano de 10 anos sem nenhum curso faz”

        O que uma criança africana de 10 anos faz? Ah, não me venha falar de brincar, sorrir ou qualquer outra incoerência do tipo!

      • Mirielle

        Só li verdades. Sou formada em biomedicina, trabalhei na área e simplesmente não gostei. O que é mostrado na faculdade nem sempre é real. Comecei a evoluir financeiramente depois que abri me próprio negócio. Comecei como MEI, e agora estou rumo ao simples nacional.

    • delaila

      acho a faculdade muito inportantet pois o mercado de trabalho quer mais qualificação

      • Eduardo Gomes

        Na verdade acho que a faculdade nos dá algumas instruções muito valiosas de acordo com quem está lhe ensinando. Além disso a faculdade realmente não deixa ninguém rico, mas se a pessoa só focar a faculdade e não olhar que existe algo além da graduação certamente ficará a ver navios.

      • Carlos

        Puxa, que ‘argumento’ aprofundado….

        • Renata S

          Quem desenvolveu o post usou a internet para fazer dinheiro. Quem não tem essa capacidade, ou não é um auto-ditada, precisa sim alcançar conhecimento de alguma forma. Sendo faculdade ou um curso técnico.

      • Pablo

        É por isso que vc não vai pra frente… pensamento de minhoca…. mercado de trabalho é para os fracos …

        • Eucleziano

          Bem meus amigos sonho com meu próprio negócio e o que vejo ao meu redor é um monte de pessoas que não chegaram a lugar algum.
          Dizer estude… Sendo que eles estudaram e hj são apenas consumista que gastam o que ganha e não sabe transformar dinheiro em dinheiro.

      • Fabio

        Faculdades só servem para formar empregados de uma empresa. O texto acima é direcionado para quem deseja ser um empresário de sucesso.
        Se você quiser ser um empreendedor de sucesso, ter liberdade para tomar decisões e, principalmente, não quiser ter um chefe te dando ordens, a faculdade realmente não terá relevância alguma. A prova disso, o texto já cita, dois exemplos de sucesso sem ter diploma universitário: Bill Gates e Mark Zuckerberg, apesar de terem frequentado a Universidade de Harvard por algum tempo, abandonaram os seus cursos para se dedicarem a suas idéias, e construíram grandes empresas, a Microsoft e o Facebook.

        • Leonildo

          Falo e disse irmão, nota 10 pro seu comentário.

        • Regiane

          Ambos são exceções. Acredito que é um risco utilizar casos excepcionais para a maioria das pessoas.

      • Danillo

        Acho que o mercado se preocupa muito com diplomas, o potencial de cada um não está descrito em diploma e nem mesmo seu conhecimento. A vivência em um negócio próprio te faz ter uma visão panorâmica de um negócio, e correr riscos que não se corre quando se é assalariado.

      • André

        Nunca terminei o ensino médio, cometo vários erros de português porém tenho uma empresa de entrega expressa que faturou 50 milhões ano passado e existem contadores, advogados, administradores e varias outras pessoas formadas cultas que escrevem tudo certo q dependem de mim para receber seu pagamento final de mês e sustentar sua familia… Fui chamado de sem futuro por não estudar e hoje dou emprego e futuro para os estudiosos…

        • Emanuelly

          Tenho 23 anos e estou em cima do muro para fazer faculdade, entrei no comércio de compra e venda de equipamentos e me apaixonei por chegar na empresa e ter que desesperar para cobrir cheques, salário de funcionários, cliente reclamando, cobrança de fornecedores, quase todo dia a gente pira, mas tenho uma visão de que o conhecimento que vou adquirir em 4 anos de duro aprendizado, me dará maiores e melhores retornos financeiros. “1000 tons de liberdade que a mente aberta proporciona”- Emanuelly Brenda

        • Cindy

          Nossa ex um exemplo pra mim. Vou pegar tua historia pra me motivar. Parabens!

        • Jhonnatan

          Bah falou tudo 👏👏👏

      • César de Alvorável

        Esse é o erro! Pensar em entrar no mercado de trabalho como empregado e não como empregador.

    • ELIANE

      Já descobri o que vou fazer, criar uma faculdade que seja barata, com conteúdo prático , e menor tempo de curso possível , pelas opiniões que vi vai agradar a maioria e vou ganhar muito dinheiro.

    • Paulo

      Meu amigo existe médicos ganhando mais de 100 mil por mês e comendo até sua MÃE !!! Então me diga vc ganha mais que um médico animal ???

      • Josenetobirl

        Paulo um medico pode ganha ate 100 mil mais nao tem tempo nem pra.comer a mulher dele imagina a mae dos outros
        Um medico pra ganha 100 mil tem que trabalha igual escravo e fazer plantão

  • Lukas Fialho

    Acredito que este post funcione para apenas alguns cursos. Estou na faculdade faz um ano e ja montei negocios antes da faculdade, estou querendo montar agora e provavelmente vou tentar outros depois dela. Eu estudo Engenharia Civil por ser, também, apaixonado pela construção civil, mas acredito que além disso, a faculdade nos ensina diversas coisas do dia-a-dia em que eu nunca aprenderia fora dela. Devemos sempre tentar montar nosso proprio negocio, e dependendo da faculdade, acaba sendo desnecessario para o negocio ter tal diploma, porém, é completamente necessário irmos para faculdade e estudarmos para sermos pessoas decentes. Seguir/entender regras é muito importante para quebrarmos elas depois.

    Lukas Fialho, 17 anos.

    • Patricia

      Concordo contigo! Estou finalizando Design de Moda na Uniritter – Porto Alegre/RS, e me sinto melhor preparada agora do que antes. Acredito que ha instituiçoes engessadas, mas nao podemos generalizar! Onde estudo, somos constantemente encorajados a nos arriscar, inovar e ter nosso proprio negocio!

  • marcelo estanislau

    axo a faculdade interessante pra que ja tem uma estrutara financeira confortavel ou alguem p te bancar durante esse tempo de estudo,
    no meu ponto d vista, emquanto em 4 0u 5 anos o academico passou estudando

    eu fiz um pequeno investimento, com espirito de empreendedor e apos esse prazo ja estou com uma empresa solida e com boms resultados, enquanto o estudante ainda vai comecar a criar uma carreira que somente com um diploma na mao que ate entao so te levou dinheiro e tempo, emquanto eu ja estava ganhando e com um futuro promissor a mais lucros que ja sao rentaveis no momento

    faculdade é pra quem quer ganhar amanha, eu prefiro comecar a ganha agora!!!

    Marcelo
    Dourados-MS

    • Higor Fernnades

      Concordo plenamente, você tirou as palavras da minha boca. Eu estou cursando o terceiro ano do ensino médio e estou revendo se é compensativo para mim fazer ou não faculdade.

    • Carlos

      Teu problema não é faculdade ou a falta dela. E sim, a falta de educação básica. Volte a estudar o português, por favor!

    • Alisson

      Marcelo, pelo menos termine o ensino médio para ter um português mais correto.

      • Marcos

        “Mais correto” amigão?
        Pelo que vejo, o Sr. também está precisando!! Kkk

  • Victor Tavares

    Me surpreende um artigo desse em um site sobre empreendedorismo!

    Primeiro não podemos nivelar a sociedade com base no Bill Gates e Mark Zuckerberg, eles são a exceção e NÃO a regra!

    É um absurdo recomendar para as pessoas não fazerem faculdade, ainda mais em um momento que a economia do país sofre com o apagão de talentos, falta mão de obra capacitada em todos os segmentos do mercado, o que gera baixa produtividade das companhias brasileiras e perca de competitividade diante do mercado global.

    Concordo que o modelo educacional brasileiro é obsoleto, que as instituições de ensino privadas tornaram a educação em um produto com foco simplesmente comercial, onde o objetivo é a quantidade de alunos matriculados e o lucro gerado por eles, mas apesar de todo esse problema é uma insanidade recomendar que a sociedade não possua graduação.

    Twitter: @VictorNTavares_

    • Willian Dias

      “Primeiro não podemos nivelar a sociedade com base no Bill Gates e Mark Zuckerberg, eles são a exceção e NÃO a regra!”

      Concordo!

    • Boanerges Brito

      Não tenho curso superior, os meus cursos é de formação continuada, pela escola SENAI, a melhor instituição de ensino que conheço ate hoje, sou um micro empresario e a minha vida profissional sempre foi na área mental mecânica, modéstia a parte, eu desafio mais de 99% dos alunos formado em engenharia mecânica.

      Tenho profundo conhecimento nos método de ensino arcaico, de nosso pais, e a falta de estrutura de mais de 98% de nossas universidades, onde a instituição de ensino SENAI alem de ter grandes mestres, tem os melhores e maiores laboratórios, com maquinas e equipamentos modernos e sempre atualizados.

      Ainda esta muito longe das universidades chegar próximo do SENAI muito longe.

      Mim orgulho dos meus 15 cursos dessa maravilhosa instituição chamada SENAI.

      Diploma de curso superior pra mim hoje, mim desculpe é perde o meu tempo, prefiro pagar alguém para assinar os meus projetos, dos meus produtos e garantias de patentes.

      • Ricardo

        Mim orgulho de nao precisar de faculdade pois sou muito inteligente, e aplico o plural corretamente.

        • Joel

          Esse cara é demais! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • joao coutinho

          Mim não ser foda que nem o Boanerges Brito ;/, SHUAHSUAHS

        • susanna

          O rapaz que estudou no SENAI tem patentes de produtos que ele criou… ele paga um graduado para assinar o projeto. O graduado sabe assinar direitinho… mas não criou os produtos. É lamentável que o sr. Boanerges não saiba escrever corretamente, mas é ainda mais lamentável que os que sabem, não conseguem ver além de um simples erro de português e reconhecer uma pessoa talentosa e esforçada que contribui com inovação, ao invés de redação, para a riqueza do país.

          • Angelo

            As pessoas não perdoam um simples erro ou vicio de linguagem, existem 3 pilares econômicos, o empregado, o empresário, o investidor.As pessoas podem escolher o que quiserem ser e correr atrás. Lembrando que 80% dos universitários se qualificam para ser empregado capacitado e não Empresários, não a nada de errado em fazer faculdade, tudo depende do que você deseja, conheço um homem que não tem nem a quarta série, anda de arro importado, empresário, e conheço um graduado que mal paga o financiamento do carro!ser empregado ou patrão?caminhos distintos…

          • edna

            sua idiota!!!! não é a faculdade que ensina a escrever corretamente,concorda????
            Acho que devemos estudar e viajar para melhorar os nossos conhecimentos.
            Mas condenar uma pessoa que não escreve o português corretamento só porque não fez faculdade , é demais???
            Vc estar feliz com a sua profissão? tá ganhando pra se manter????

        • Dariane Sena

          “mim” realmente ser muito inteligent.

        • Tiynip

          Haha, até o próprio português é errado, falamos muitas coisas que escrevemos diferente, até o nome do pais “Brazil”, não corrija ele espertalhão, a língua portuguesa é uma falha, o país tem orgulho de ter um idioma complicado, como um pais pode ter orgulho disso?, já que isso e a maior arma que temos ? poderia ser mais fácil, para ao invés de uma pessoa se preocupar com a língua que fala se preocupasse mais com sua carreira, o brasileiro gosta de dificultar o fácil, mais desiste do complexo, SUB-DESENVOLVIDO HEHE !

        • Allan

          Mim??? Mim?? Meus olhos sangram kkkkkk piada!!!!!! Faculdade sempre! Sai da media.

      • André

        Você entende de mecânica, mas parece que não domina o próprio idioma. Tenha cuidado com isso, dominar a língua portuguesa é fundamental. Não leve isso como insulto, mas como um alerta.

      • Cindy

        Sera que so eu notei que o Sr Brito fez uma ironia. Kkkkkk ele deve estar rindo ate agora.

      • Alessandro Guedes

        Mim não ser índio,mim ser um cidadão comum

    • Jhonatan

      Em primeiro lugar, quem é voce?
      Em segundo lugar, eu conheço muitas pessoas que tem faculdade, e que nao conseguem arrumar emprego nem para atendente de supermercado!
      O Brasil precisa de mao de obra? Ele precisa é de vergonha na cara!
      Ao contrário de muitos que fazem faculdade, conheço muitos que tem um salário altíssimo e que na verdade nem tem o ensino medio completo.
      Desculpe-me, mas voce deve ser um funcionario publico que está confinado nessa carreira sem futuro, embora estável, para sempre!
      Minha Opiniao!

      • Jhonatan

        Aproveitando, Gostaria de mencionar que é um fato que a maioria dos patroes não tem faculdade!
        True Story!

        • Rafael faria

          Prove isto estatisticamente meu caro, a é verdade você não sabe o que isso não fez faculdade! sorry guy :/

      • valdir

        Depende do curso que vc faz, por exemplo na area de TI não falta trabalho, então quem está neste ramo, nunca vai precisar trabalhar em supermercado, loja de roupas, telefonista, etc etc

    • Paulo

      Na verdade amigo não falta profissionais mas sim a valorização deles; um país que não investe em infra-estrutura que não facilita o acesso á universidade de qualidade,e cujos impostos e a burocracia tornam comércio infrutífero jamais crescerá ao nível das grandes potências como os Estados Unidos e Japão de onde provém a maioria de toda inovação tecnológica atual,então deve analisar se cursar uma faculdade irá realmente ajudar a ascender sua vida profissional,caso não seremos mais uns desempregados com diploma a mercê de empresários que querem te depenar sem lhe pagar um salário condizente com a sua formação,por que este país não valoriza os seus profissionais.

    • Renata S

      Concordamos, Parabéns!

    • Hoger

      Realmente, concordo com você em tudo amigo. Parece que é sacanagem esse tipo de texto.
      “Cara, você quer tentar ser rico sem estudo? Vá em frente! Quer tentar ganhar a vida sendo burro? Vá também. ” Nem todos dão certo e parabéns aos que conseguiram!!!
      As pessoas esquecem que existem empregos que sem faculdade é impossível de chegar. E outra, pra mim, nada paga a realização profissional. Cada um faz o que quer. Agora, fazer um texto argumentando que fazer faculdade é perda de tempo?! É brincadeira, né ?

  • Carol Lisboa

    Concordo com os comentários acima, ter uma graduação é importante, sou estudante de Administração, de uma universidade federal e, apesar de ver coisas tradicionais, como o início da administração como “ciência” que nos dias de hoje seria totalmente ilógico tentar colocar em prática, nós também vemos, e é o que mais vemos, os processos de inovação e avanços das áreas, planejamento e estratégia, casos de empreendimentos que falharam por falta de planejamento, casos de sucesso. É isso que eu aprendo na universidade, recomendo que façam um curso de graduação, e o mais importante, que façam algo que gostem, pois caso façam algo que não se identificam, tornar-se-ão uma pessoa frustrada.

    Twitter @CarolLisboa

  • Tobias Silva Santos

    Estudo sem prática é como malhar sem fazer dieta. A faculdade é importante sim, e muito. Mas é preciso aplicar realmente o que se aprende, e isso deve começar durante o próprio curso, nas empresas Junior ou em estágios…ficar esperando o curso terminar pra começar a parte prática é um erro, principalmente, porque durante as dificuldades que o estudante encontra na prática pode ser sanada com a ajuda do professor do curso. No caso do empreendedorismo, depende muito da área em que se pretende atuar. Por exemplo: montar uma farmácia sem ter um curso superior em bioquímica é ser eternamente dependente de outros bioquímicos, fator que pode ser de início muito caro. Então, acho que todo conhecimento é válido, mas é preciso ter objetividade, saber o que realmente quer, e se programar.

    Abraços.

    • Igor Fernandes

      Melhor resposta ae \o

    • uelinton

      Se escrever certo fosse garantia de sucesso talvez nossos professores de português estivessem ricos agora. vamos nos atentar ao conteúdo e as histórias das pessoas, aqui é internet não prova de redação de vestibular, não quero dizer que a escrita correta não é importante, mas sabemos que a linguagem informal ou até mesmo uma conjunção errado pode ser aceita aqui sem grande alarde.

  • Luís

    Os motivos citados acima não se encaixam em nenhum tipo de curso academico, dos quais não se pode nem mesmo cogitar exercer sem um diploma. Ainda no ramo empresarial, não se deve dispensar um diploma, seja de economia, de admnistração, marketing, ou tantos outros que ira auxiliar sua empresa por diversos ensinamentos(falar que nao se ensina nada na faculdade é uma grande besteira). O empresario não precisa, e nem deve, deixar de administrar seus negocios, e a falta de tempo não é uma desculpa, pois se há tantos universitarios utilizando seu tempo livre em festas (que nao é pouco), com certeza pode se organizar entre estudos e negocios, e ainda ter um tempo para o lazer. Mas o mais importante mesmo, é que a pessoa opte por um curso que ela realmente goste, e queira faze-lo para aproveita-lo ao maximo.

  • Osmar Valentim

    Uma certa vez passou pela minha cabeça será que vale ou não vale a pena cursar uma faculdade?
    Pois comecei a avaliar os prós e os contras;Levando-se em conta que uma pessoa faça uma faculdade e leve mais ou menos cinco anos para terminar, sendo que, tem gente que leva bem mais tempo, ela ira gastar em média uns 60,000,00 reais.
    Ela pagará a mensalidade da faculdade,vai comprar livros, pagar o estacionamento, gasolina,ou qual for seu meio de transporte, um lanche, formatura, etc…
    Acredito que em média daría uns 1,000,00reais mensais.
    Vamos supor que…… continuar lendo.

    • elias

      basta estudar e passar numa federal

  • Osmar Valentim

    Pessoal, é no mínimo interessante o que escrevi no comentário anterior,e há muito tempo atrás no meu blog.Quem quiser saber onde cheguei basta conhecer meus sites http://www.valentimaliancas.com.br e http://www.losgua.com Conhecimento tem de graça e de monte na internet http://www.facebook.com/eusereiumempreendedordesucesso Faculdade só se for por amor,ou um sonho.

  • Caio Phidávera

    Um dos melhores artigos que já li. Muita gente lê “Pai Rico – Pai Pobre” e “Os Segredos da Mente Milionária” mas nunca realmente foca e emprega o que está devidamente escrito, por exemplo, e continua acreditando que é pura baboseira. Este artigo serve como um tapa na cara de muita gente que considera a Faculdade o principal meio de sucesso do ser humano. Claro que um diploma é muito importante, mas de longe não é o único meio de ser em sucedido, ainda mais nos dias de hoje, com a economia que presenciamos e a era digital. Vai de encontro com as regras de muitos chefes de empresa.

    Grande abraço,
    Caio

  • Yann

    Concordo, acredito que atualmente uma faculdade atrapalhe mais do que ajude. De certo a muito conteúdo a ser aprendido nelas, contudo um empreendedor poderá aprendê-los por conta própria.

    A principal desvantagem ao meu ver, é que na faculdade aprenderemos a fazer exatamente o que muitos outros já fazem, sendo que para se alcançar o sucesso é preciso inovar.

    Discordo da parte “Primeiro não podemos nivelar a sociedade com base no Bill Gates e Mark Zuckerberg, eles são a exceção e NÃO a regra!”. Acredito que eles sejam a exceção exatamente por terem inovado e não seguido o mesmo caminho que tantos outros. E qualquer um que queira ter sucesso na vida deveria se espelhar no que eles fizeram.

  • Marcus Moraes

    “Primeiro não podemos nivelar a sociedade com base no Bill Gates e Mark Zuckerberg, eles são a exceção e NÃO a regra!”, talvez não no nível em que eles alcançaram, mas conheço muitos outros exemples de pessoas mega bem sucedidas que vieram do nada e muitos não tem nível superior e as vezes nem mesmo fundamental. Tudo foi aprendido na garra. Meu avô veio da roça e alcançou uma ótima condição de vida, o pai do meu amigo veio de Portugal com uma mão na frente e outra atrás e fez fortuna no Brasil no mercado de peixes, como bem mencionado em algum comentário acima, antigamente não se existia faculdade, mas o mundo nunca parou por causa disso. No Brasil o ensino é precário e muitos o fazem somente como produto, como também citado…. a grande questão da vida é estudar…. estude! Seja numa faculdade, num curso técnico, seja aprendendo com alguém que faz, seja com a vida… existem várias formas de buscar conhecimento, não só a faculdade…. ela realmente não garante nada para ninguém…. não é fim do caminho, represente um degrau ou dois no máximo… você faz a diferença na sua vida!! O melhor conselho dado aqui até agora foi: Faça o que gosta, ou seja, faça o que ama!! Caso contrário será uma pessoa frustrada…. eu sei que no Brasil só valorizam (muito mal) advogado, médico e engenheiro, mas não há nada de errado em você amar e querer fazer outra profissão…. lute por isso, lute por mudança se está insatisfeito, mas lute pelo que ama, caso contrário já entrou na luta derrotado…

    • Anonimo

      Valorizam advogados? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Isso não é verdade.

  • bruno cézar

    ava fala isso porque não quer estudar,bando de vagabundo,depois acha um emprego e vai ganhar salario minimo e não quer mudar de vida por preguiça!!!!,ava é tudo um monte de vagabundo,aff vei,não quer ir pra universidade?VAI VIRARA PIÃO DE OBRA OU GARI QUE SERVE!!!,se você não esta preparado para trabalhar duro não esta preparado para a vida,a vida é assim “no pain no gain” sem sofrimento não há vitoria,aliás,unb é de graça,é do estado,não como as particulares,quer dizer,você não vai gastar dinheiro,só de onibus ou gasolina se você tiver um carro,mas isso não é problema,conversar com outras pessoas alem de você,é melhor que ficar só,é ter amigos e muitos que vão te ajudar no seu curso na faculdade,não é fazer faculdade pra ficar rico,é fazer faculdade pra ter uma formação ai você pode começar a sua vida!!!nada é fácil,vocês que acham que avida é fácil tem mesmo é que se ferrar,sabe porque?porque quem não trabalha,estuda ou não tem talento algum,e vive na preguiça não fará nada pra mudar! e de quebra ainda vai se aproveitar dos outros,como colar,enganar,etc…

    • Francine

      Prefiro investir mas em um curso técnico do que em faculdade agora você disse que quem não tem faculdade vai ser peão de obra etc e tal mas vamos ser realistas ne tem muito peão de obra que sabe mais do que muitos que passam 5 anos na faculdade e ainda por cima ganham bem mais também isso é realidade então aceite também

      • Marcos

        O comentário desse rapaz (Bruno) foi um dos mais pobres em argumento que vi até agora..

      • bruno cezar

        tá mais o peão de obra ganha bem mais que o o engenheiro e o arquiteto?deve ganhar pelo menos uns 1000 reais por mês e o engenheiro e arquiteto que fizeram faculdade estão muito acima e sem fala que tem um monte de empresa que os vão chamar e só chama os peões de obra(pedreiros) porque eles aceitam qualquer serviço a troco de dinheiro,eles não tem talento para desenhar um prédio ou casa nem formação e como elas vão conquistara casa própria,com o bolsa família do governo?os que sabem mais são minoria,a maioria é tudo um monte de pouca cultura que acredita no pt,e reclamam do imposto,não fazem nada pra mudar o país,o negocio não é que peão de obra sabe mais que em está na faculdade,mas que têm empresas que pagam bem,tá ok ele sabe mais não é? ,mas ele vai usar esse conhecimento e vai ter um salario maior?ou vai ganhar o mesmo que os outros?meso sendo mais inteligente? porque fazer faculdade,pra ganhar mais dinheiro e se destacar no mercado de trabalho,porque até parece que quem trabalha mais,ganha mais dinheiro,cobrador de ônibus,caixa de supermercado,peão de obra,gari,compara eles com arquitetos,engenheiros(o cara que manda nos peões de obra),médicos(que até tiram folga quando querem,e se recusam atender pelo sus),advogados(que até protege bandido porque a profissão é o que mais determina contra a sua própria vontade,não pode negar trabalho),professores de meio período(ensino médio,superior),psicólogos(que põem a culpa da violência no videogame mas nunca jogou mas tem repulsa e joga seu ódio com este argumento,e que as falam que as pessoas estão cada vez mais estressadas,sendo que nunca pegou ônibus e nunca teve um emprego estressante para comprovar,sem falar que tem uma cabeças cheia de teses pessoais e complexas para explicar as coisas)tantas profissões com um lado ruim,mas vendo pelo lado do dinheiro sobrepondo o amor pela profissão,claro,mas tem o lado contrário,tudo depende do caráter e da vontade de aprender,faculdade pode dar muito mais que conhecimento para trabalhar,cada um faz o que quer,mas quem quem quer mais dinheiro pense em fazer faculdade antes de ter uma família e filhos pq vai ter de trabalhar muito pra sustentar 3 pessoas ou mais(a si próprio,e/ou conjuge,e os filhos),então por uma razão de necessidade,vai negar uma faculdade?tem muita gente pobre que não teve oportunidades na vida,e vai perder essa vendo os outros,fodidos e devendo com o nome sujo na praça?se pudessem ter um bom emprego,nunca passariam fome.

        • bruno cezar

          quando se está no ensino médio é fácil falar,que vai mudar o mundo quando sai ai sim vai acabar por descobrir que é difícil demais para continuar com a cabeça do mesmo jeito,porque vai ter que seguir um caminho,emprego é algo que poucas pessoas vão ter como 1ª escolha,porque vão ganhar pouco e não vão crescer,falam mal de faculdade,mas são muito preguiçosos e sempre querem que o salario fique melhor,sendo que seu emprego não dá chances para crescer na vida e ganhar mais dinheiro pois apenas faz um serviço,aceite isso pois se ainda não entendeu vai entender mais pra frente

  • Jonathan Rangel

    Pobre pessoas. Pessoal esse portal é de empreendedorismo. Ter faculdade ou não, não irá decidir se você vai ter sucesso. Aqui estamos falando com seres pensantes e não bonecos de doutores. Ela te da base? Sim, para o seu primeiro emprego e não para sua primeira empresa. Quer se dar bem como empreendedor, faça cursos extras curriculares, vá em eventos, ler muito, muito mesmo. Agora se você quer se destacar na vida profissional, ser um exemplo nas empresas e etc, dedique-se nas faculdades, mestrados, doutorados e mba. Fará toda a diferença. Aprenda a captar talentos para serem seus profissionais, não seja o profissional! #ficaadica.

  • Rafael Merlini

    Bem, sou acadêmico de direito e atualmente possuo minha própria empresa, conto com funcionários e estrutura de trabalho. Bem, minha maior dificuldade atualmente, ainda que muitos digam que seja desculpa, é o tempo.
    Crianças podem dizer que isso ou aquilo é fraqueza ou desculpa, mas a vida ainda vai lhe ensinar muito meu amigo.
    Desde novo eu decidi que não seria funcionário de outras pessoas, foi uma decisão minha e além disso, administrar é algo que acontece naturalmente para mim, mas lhes digo, fazer faculdade possuindo família e empresa, pode ser sua ruina, pois não são poucos os dias em que você terá de trabalhar até 20:00 ou 21:00, a quantidade de faltas e conteúdo perdido é enorme, além do fato que possuo problemas suficientes em minha mente, o que torna a faculdade algo em segundo plano.
    Assim sendo, concordo com um dos comentários acima, faculdade é algo para quem já tem uma condição financeira razoável, e aqueles que dizem que pode garantir um futuro, provavelmente não cogitaram a possibilidade de terem seu próprio negocio, pensam apenas em possuírem um emprego concursado ou algo do gênero, pois acredito que o que traz dinheiro é trabalhar e não um diploma, mas claro, tem áreas que isso não se torna possível sem ele, mas não entrem na ilusão de que com um diploma você vai rachar de ganhar dinheiro.
    Vejo hoje que para se fazer uma faculdade, inicialmente deve-se engatilhar sua vida, e fazer um curso que ira lhe alavancar dentro do que já possui, não é fácil deixar de trabalhar em uma profissão para mudar radicalmente, tudo tem seu tempo e não é da noite para o dia.

    Deixo a seguinte mensagem, qualquer pessoa normal vê em um curso acadêmico uma grande oportunidade de ganhar dinheiro, mas um empreendedor de verdade vê dinheiro onde ninguém mais pode ver.

    Nosso pais permite que atualmente muitas pessoas engrenem em uma faculdade, fies, prouni, faculdades publicas, dentre outras tantas facilidades, sendo assim, é obvio que haverá dentro de dez anos um excesso de profissionais formados prontos para trabalhos qualificados, mas um grande desfalque em serviços como pedreiros, domesticas, instaladores elétricos, dentre uma grande gama, o que ira inverter a atual balança de salários (quem de seus amigos quer trabalhar braçal?, ninguém meu caro, todos querem ser Doutores), afinal, sabe-se que no exterior, em países desenvolvidos, um pedreiro (construtor) tem remuneração equivalente e em muitos casos maior do que profissões qualificadas.

    Claro, tudo muda de acordo com a cidade em que vivemos, em grandes cidades uma faculdade vai mudar muito seu salario, mas como eu disse antes, se você tem interesse a trabalhar assalariado.

    Minha atual situação: amo meu curso, mas sei que a realidade de trabalho é difícil, e que leva-se no mínimo 6 a 7 anos para conseguir um salario digno para o ramo. Penso em desistir? claro, estaria mentindo dizendo o contrario, mas confesso que o que me mantem cursando é o status que uma faculdade lhe dá, e o fato do julgamento alheio (sinceridade).

    • Paulo

      Status ? Sério mesmo ? julgamento alheio ? hahahahahahhaahah

    • welson

      Rafael parabens pela sua sinceridade no final do seu comentario, muita gente tbm pensa assim, porem nao admite. Abraco!

    • Gleberton

      Cara eu concordo com você porque estou passando pelo mesmo dilema. Acredito que o status e poder no seu caso curso de Direito é muito importante.

    • ELIÉZER

      Parabéns!!!! O sistema cria vários universitários montando uma concorrência enorme. Sou eletricista predial não me arrependo!!!

  • Fernando

    É complicado publicar um artigo desses, muita gente que lê prestando atenção em primeiro momento apenas em sua chamada, se esquece do nome da página, e da função dela. Mas bom, tanto o Zuckerberg quanto o Gates, não se formaram, nem pegaram diploma, e duvido muito que eram alunos dedicados aos estudos. Mas isso não quer dizer que a faculdade não os serviu, é até meio leviano dizer que faculdade não é um meio necessário para empreendedores. Eles podem ter entrado, e aprenderam e viram tudo o que precisavam pra iniciar suas carreiras empreendedoras, lembre-se que nem todo mundo aprende tudo sozinho, e no caso destes exemplos que você citou, por mais inteligente que eles fossem, talvez faltasse algo, que eles aprenderam na faculdade. Mas eu acredito que vai de cada um, se você considera necessário cursar uma faculdade, como no meu caso, que aprendi muita coisa, talvez eu teria aprendido tudo, lendo e produzindo, mas é importante você lidar com pessoas diferentes que possuam a mesma área de conhecimento, isso te ajuda a entender várias, o importante na verdade é o empreendedor aprender aquilo que julga necessário e importante para seu sucesso ou insucesso. A necessidade da faculdade vai das necessidades e oportunidades de cada um. Sem descartar, que com certeza é muito melhor você conseguir um empreendimento de sucesso, sem a necessidade de cursar uma universidade, mas se acha necessário, faça um, dois, três cursos.

  • Angela

    Minha mãe precisa ler isso! Mesmo eu fazendo milhões por mês sem nem mesmo ter terminado o ensino médio ela ainda insiste que eu tenho que ir pra faculdade. Fala sério, mãe!

    • bruno cezar

      com certeza ela tem razão, sem educação, sem habilidade não chega em lugar nenhum, cresça e vá tentar abrir uma empresa se não der certo arranja um emprego, depois de perceber que o salario mínimo não da para o sustento, vai acabar mudando de ideia,entrando em uma faculdade, alias os filhos sugam muito dinheiro, escola, creche, médico, etc…mesmo se não quiser ter filho ainda vai ter de comprar casa, carro, pense nisso, aqui é o brasil, não o estados unidos.

  • Fabio Dametto Pedrosa

    Como o amigo acima disse: Bill Gates e outros são exceção pois a área de tecnologia da informação sempre foi uma área formada principalmente de autodidatas. Eistein, Newton, Stephen Hawking todos eles tiveram vida acadêmica, e seu médico, seu dentista e seus professores também tiveram. Agora o que você acha de ser operado por um médico que não tem diploma? “formado” apenas assistindo videos no youtube e lendo tutoriais, você arriscaria ?
    Amigo, Bill Gates, Steve Jobs, Zuckebeg não chegaram ao sucesso sozinhos, por trás deles sempre houve um conselho muito competente vindo de Harvard, Stanford, Cambridge, etc. Você pode até ter base que para ser empreendedor não precisa ter faculdade, mas você nunca conseguirá fugir do contador, do administrador, do setor jurídico de sua Empresa que sempre sera construído de vida acadêmica, além de procedimentos administrativos de mestres como Peter Drucker, e princípios de administração cientifica, de Frederick W. Taylor.
    Quando comecei minha Empresa não era formado, hoje estou no meio da minha faculdade de Engenharia e me arrependo por não ter feito antes, só a disciplina de cálculo me aumentou a capacidade de raciocínio lógico e tomada de decisões que mesmo se eu não terminar meu curso já valerá a pena, portanto, acho que você deveria ingressar em um curso o mais rápido possível enquanto é jovem e colocar de lado este preconceito quanto a curso superior! Abraços e sucesso!

  • mattsantiago

    O ponto 5 quase me motivou a abandonar a escola já no primeiro ano do Ensino Médio. Pra quer ir à escola se a internet reúne essa quantidade absurda de informação, né? Eu aprendia mais nas férias de janeiro usando a internet que o ano inteiro indo à escola. A internet evoluiu e ficou mais fácil para pessoas encontrarem informações – principalmente se souberem inglês. O colégio ficou um amontoado de galera fazendo bagunça e a faculdade agora é só uma sugadora de dinheiro.

  • sylvio

    Esse artigo reflete exatamente aquilo que eu sempre pensei sobre fazer ou não faculdade.

    Eu já vi diversos casos de empresários bem sucedidos que sequer concluíram o ensino médio. Não estou dizendo que faculdade é inútil, mas os tempos mudaram e hoje em dia o caminho mais viável para construir riqueza é através do empreendedorismo.

  • AP903 • Mario Martins

    Acho que vai depender muito do foco do sujeito e de ter um plano bem definido de onde se quer chegar. Se ficar decidido e planejado que faculdade não é pro momento, que não seja então. Mas é preciso saber para onde se está indo, porque quem não sabe pra onde tá indo qualquer caminho serve. 🙂

  • João

    Concordo com você, em Gênero, Número e Grau. Ganhou meu compartilhamento!

  • Felipe Trombini

    Grande sacada. Eu também penso assim.
    Em breve os cursos vão sofrer uma mudança, com a entrada de novos professores e com a mudança do corpo docente das universidades. Mas o “Breve” são 20 anos…Agora é a hora!

  • bruno cezar

    ok bom começo, como vai começar uma empresa? em tem que dinheiro, muito a se investido, como 1 milhão de reais,2 milhões, e como vai conseguir esse dinheiro? mega sena? quais são as suas chances de não morrer caído na pobreza de tanto gastar na mega sena e não ganhar 1 milhão e se ganhar um camaro, como vai ser que você pode ostentar um carro de mais de 180 mil sendo que você não quer trabalhar ou fazer faculdade, acorda!!!!!você ganhará 670 reais de salario mínimo!!! em um sub emprego, o bill gates já tinha o plano assim como o mark zukenberg, já você o fudido que nem tem planos nem a habilidade para crescer,vai continuar um fudido e o brasil ainda reclamará dos políticos sendo que ainda ninguém terá a educação para crescer todo dependerão deles, então antes de qualquer coisa pense em como eu vou crescer? com que dinheiro eu vou ter? como vou ganhar? e os impostos?

  • Rafael Silva

    Na minha opinião, faculdade é bom!!! Não entrei, mas se puder entrarei.

  • rachel

    Concordo que faculdade nao garante estabilidade f inanceira’, mas nao se pode ignorar que a educacao e a forca motriz de qualquer sociedade. Se buscassemos uma sociedade igualitaria com oprtunidades para todos , teriamos menos sonhos infantis de querermos ser os mais ricos e mais bem sucedidos, frente a uma populacaso que vive abaixo da linha da pobreza.

    • Bruno Perini

      Uma boa educação com toda certeza é um diferencial competitivo. Mas não podemos, na grande maioria dos casos, chamar o ensino universitário do nosso país de bom. Muitos profissionais saem das faculdades sem saber nada, passam colando em provas, achando que só por terem um diploma estão com a vida garantida.

      A educação é a força motriz de qualquer sociedade, porque cria mão de obra qualificada.
      Para quem quer ser empreendedor (outra força motriz poderosa para mudanças sociais), o caminho a ser percorrido não necessariamente passa por uma universidade.

  • Paulo Roberto

    Vou desistir da minha faculdade e irei no youtube aprender como tratar de um animal de pequeno e grande porte, fazer cirurgia, etc….

    • Rubens

      Aproveite e utilize-se como cobaia.

    • Renata

      A página é sobre empreendedorismo..
      Aff.

  • Bruno Perini

    Gostei do artigo!

    Concordo com todos os argumentos. Fazer um faculdade acaba empurrando o jovem para um emprego onde ele trabalhará 8 horas por dia, trocando dinheiro por tempo. A formação nas faculdades poderia ser muito mais rápida, existe muita enrolação, matérias que não tem um porquê lógico de existência.
    Um dos poucos pontos positivos das faculdades é possibilidade de aumentar sua rede de contatos, que na minha opinião é um dos maiores ativos de qualquer empreendedor.

    Parabéns pelo site Felipe! Te convido a dar uma olhada no meu para possíveis parcerias:

    http://www.vocemaisrico.com

    Abraço.

  • Gabriel Wohlfart

    Parabéns pelo artigo, muito bom.
    Estou empreendendo na internet a 2 anos, minha principal dificuldade foi a falta de conhecimento na área. Por esse motivo comecei a fazer faculdade de TI.
    Posso afirmar que a faculdade na realidade está atrapalhando meus empreendimentos na internet, pois tem me roubado um tempo que poderia dedicar a meus negócios on-line.
    Por outro lado prezo muito o que venho aprendendo, não apenas com as aulas mas com todo ambiente gerado pela faculdade.
    Quero dizer que para empreendedores realmente a faculdade não é o melhor caminho, mas é sim muito importante pois abre muitas possibilidades (portas) para nosso sucesso.

  • André Magalhães

    Algumas profissões exigem graduação, como medicina ou engenharia. Você não iria querer fazer uma cirurgia com um açougueiro que assistiu no youtube como abrir um corpo (nada contra açougueiros, foi só um exemplo). Concordo que a escola em geral não está acompanhando o desenvolvimento do mundo, mas cabe a própria sociedade mudar isso e, cada um abrindo a própria empresa e olhando somente para o próprio umbigo não irá acabar com o problema. A educação não deve ser vista como uma forma de enriquecer, mas uma ferramenta que pode mudar a sociedade. Sou graduado e sim, abri minha própria empresa, porém pretendo terminar meu mestrado.

  • Thiago Nunes

    Olá,

    Em minha visão o texto apresenta ideias verdadeiras e outras nem tanto. Como empreendedor, concordo que a opressão é inimiga da criatividade, entretanto, apesar da metodologia de ensino das faculdades serem obsoletas, ainda assim considero importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo.

    Acredito que o conhecimento que lhe trará real experiência é adquirido na pratica do dia a dia, o famoso “ralando”, porém, a faculdade lhe oferece uma base diferente de quem está na área apenas com muita vontade, não que isso seja errado. Em meu caso, posso dizer que tenho um embasamento muito maior em relação ao conhecimento anterior à faculdade, e com toda certeza isso me oferece vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

    Na faculdade aprendi a defender meu trabalho, escrevendo textos de forma cansativa – o que para muitos é apenas balela, e o mais importante: aprendi que existem pessoas diferentes, e saber lidar com tais diferenças é crucial para ir adiante.

    Como citado no texto, Steve Jobs não fez faculdade, entretanto, para algumas regras existem exceções. Há alguns anos, faculdade era diferencial, hoje em dia é essencial!

    Abraço e sucesso!

  • Alan

    Depois que li ”PAI RICO, PAI POBRE” passei a entender melhor esse tema, quando o assunto é empreendedorismo, a faculdade não é fundamental para seu sucesso em fazer dinheiro, isso somado a mentalidade de profissional ou empreendedor que vc vai ter devido a ela. Assistam no youtube a palestra do David Camelô, um cara que iniciou um investimento com 12 reais e a 4 anos atrás ganhava em média 120 mil por mês, ele tem mto mal a quarta série, enquanto isso tenho um amigo graduado em fisioterapia q tira mto mal 1800 por mês. Eu fazia engenharia e larguei minha faculdade pois investi em um restaurante, hoje tiro em média 18 mil líquido, e não quero parar por aí, tenho outros investimentos que pretendo entrar totalmente fora dessa área tecnológica que não iria me agregar em nada, não me arrependo do que fiz e ainda acho q se eu seguisse uma carreira de engenheiro, eu poderia ganhar bem menos. Eu poderia muito bem fazer um curso de gastronomia já que fui pra essa área, mas ao invés disso, eu apenas fiz um curso de administração de restaurantes e contratei um chefe de cozinha. Isso se aplica aos demais investimentos, vc pode até não ser formado naquilo que quer investir, mas pode contratar profissionais que entendem mais a fundo do assunto, alguém graduado que seja trabalhando para vc.

    • BIA

      Caro colega, e o $ para investir no restaurante? Caiu do céu? Ser empresário não é para quem quer apenas, é para quem quer e PODE. É caríssimo montar um restaurante. Qual a fatia da população que realmente tem grana para montar uma empresa? O banco não dá crédito para quem não tem bens, garantias, etc. O banco te vende guarda-chuva em dia de sol e te toma de volta em dia de chuva.

  • Carlos Eduardo

    Concordo até com você em um certo ponto. Claro que a faculdade não é garantia de sucesso, mas lá , você encontrará professores que irão te fazer pensar, não só para você conquistar o diploma e ter uma maior chance no mercado de trabalho, mas te darão uma melhor compreensão do mundo em que vivemos. Não faça faculdade apenas pensando no salário, na posição social, mas faça também, para tentar compreender esse mundo louco em que nós vivemos.

  • Daniel de lima

    Ah verdade é que vivemos em um mundo onde o reconhecimento de um ser segue por um padrão de estudo querendo achar isso bom ou ruim é a realidade um ser só consegue se destacar realmente quando vive em uma situação onde não à mais oque fazer onde seu próprio extinto o faz realizar coisas incríveis, se eu acho que a faculdade é realmente importante? Sim porém acho que muito mais importante o ser humano ser uma pessoa extintiva e de criação anormal .

  • Bruno

    A faculdade é excelente para o empreendedor. Pois lá na faculdade que estão se formando os futuros clientes do empreendedor, ou até mesmo se formando os próprios funcionários escravos do empreendedor.

  • Patricia

    Não, é óbvio que não é essencial. Conheço muito RETARDADO graduado, e GÊNIOS com o ensino fundamental. Quem é bom NASCE PRONTO.

  • Lucy

    Não vou fazer faculdade não, vou virar stripper!! auhsuashuashauhsa Salve Dita Von Teese.

  • Carlos Hohl

    As Universidades surgiram idade as Trevas(idade média) fruto de uma necessidade de acelerar formação profissional e para alavancar avanços na industrialização e domínios tecnológicos. Atualmente, sofre de perda de qualidade e de uma crise a mais das várias que sofreu desde que surgiram. Por outro lado, o que da qualidade as faculdades e Universidades são os seus profissionais . Muitos dos profissionais atualmente nestas instituições sofrem de falta de suportes e encontram-se aprisionados a modelos de ensino desmotivador, principalmente pelo excesso de teorias e faltas de praticas. Aprende-se fazendo com quem faz e não com inexperientes professores afundados em formação teórica. A criatividade ficou comprometida, mas mesmo assim não impede que alunos rompam esta dependência excessiva de muitos cursos que mais tomam tempo para atender mais objetivamente as demandas do mercado. As grades acadêmicas não permitem maior liberdade nas escolhas e direções transversais de formação e engessa diplomados que não conseguem serem atrativos para empregadores. As profissões clássicas não servem mais para absorver demandas transdisciplinares de conhecimentos requeridas cada vez mais na inovação de soluções.

  • Daniel

    Legal saber que existem muitas pessoas com esse pensamento, menos um para concorrer na vaga da faculdade e mais um pra levantar minha casa no futuro, duros sem ideia achando que vão ter o mesmo futuro de exceções de havard, com uma ideia inovadora, dinheiro e excelentes concelheiros

    • Pedro

      Você pensa pequeno ao achar que só existe uma forma de exceder na vida.

  • Marcelo

    Se facudade fosse tudo isso que falam, os professores seriam os mais ricos

  • Diego

    Ter apenas um diploma na Faculdade achando que apenas ter alto nível acadêmico vai te fazer ser rico e bem sucedido = Ilusão TOTAL

    Estudar na faculdade para crescer como ser humano (não só academicamente), como PARTE de um plano de vida, um plano que conterá além da faculdade outras áreas importantes (geralmente aprendidas na prática e tentativa e erro do dia a dia, não tem atalho) = alta possibilidade de sucesso e de uma vida com sentido

    Ser empreendedor ou não vai além de se ter um diploma universitário (ou não ter), há muitos outros fatores pessoais e situacionais envolvidos, não só o fato de se fazer faculdade ou não. Empreender ou ser um assalariado formado pode ser bom e fazer sentido para diferentes tipos de pessoas, existem pessoas realizadas em ambas as atividades, assim como existem empreendedores de sucesso sem formação, existem muitos outros também de sucesso e formados em nível superior. Assim, reflita o que você quer na vida, e planeje como chegar lá. Se você acredita que a faculdade é relevante, vá em frente. Se não acredita , vá em frente também da forma que julgar melhor, só não estacione, são decisões que ninguém. pode tomar em nossa cabeça por nós

    Abraço

  • euquitonobagui

    Mim desafiar engenheiros!Mim desafiar homem branco!Mim ser mestre mental mecânica,mim não saber matemática e nem física…
    Mim fazer dança chuva!

  • Leno

    Ridículo essas ideias pobresa de espírito! existe muito mais chances de você ter um excelente cargo em uma empresa ou até mesmo seguir na área abrir sua própria empresa tendo o diploma da faculdade do que sem, isso é fato! Você pegando 1% de pessoas que fizeran sucesso sem diploma não vai mudar em nada.
    :*

  • buceta

    Fazer faculdade é um caralho bem grande no final dela.
    Dívidas e Desemprego. Vai tomar no cu!

  • marques

    Acho extremamente necessário, pois como dito acima, o ambiente mais rígido, os trabalhos em grupo entre outros detalhes, um coisa já notei, pessoas que passaram pela faculdade seja qual for o curso, se destravaram e cresceram quanto sua formação critica quanto a questões da vida. Em fim existe casos de pessoas que realmente precisam de tratamento.kkk, mas ajuda muito na formação, pois as escolas são falhas quanto a isso

  • Aline

    Faculdade ajuda…mas ñ é tudo na vida. Para mim idiomas são mais importantes do que ter uma graduação. Idiomas abrem portas!! Enquanto muitas graduações (ñ todas) tem este método pacado, beeeem tradicional ZZZZzzzzzz.

  • Joice Alves

    Faculdade è importante, mas não è a ultima opção e muito menos o unico caminho para o sucesso.
    Conheço muita gente com diploma de grandes universidades que se diz serem “Doutores” e ganham menos que o meu pai que estou sò atè a 3 sèrie do ensino fundamental, e o patrão dele nunca se quer pisou em uma faculdade e è super bem sucedido.
    Faculdade não è inutil, mas tambem não devemos pensar que o unico caminho para alçar o sucesso!

  • Mendes

    Se você é um empresário e precisa de um profissional de marketing, ou gerencia industrial, contabil, etc… contrate um indivíduo sem graduação, ou contrate um graduado, que fala, escreve e se porta diante das varias situações cotidianas de uma empresa de uma forma que denote, perante ao outros que ele, um funcionário é graduado e você patrão não. Eu, particularmente acho constrangedor. Para o patrão.

  • Anderson

    Claro que a maioria da população brasileira não tem como abrir um negócio de início, a não ser que trabalhe e consiga levantar um capital para abrir seu próprio negócio, há áreas que mesmo que você tenha talento não é possível trabalhar sem uma graduação, por exemplo eu curso Medicina veterinária, provavelmente ao me formar vou abrir uma clínica ou (sonhando alto) um hospital, mas antes disso sei a minha realidade e vou trabalhar para um empregador antes de ter meu próprio negócio, até porque vou ter contas a pagar e tudo mais e um negócio só da lucro realmente após o primeiro ano, enfim, se eu quiser trabalhar como médico veterinário terei que ter meu diploma para conseguir meu CRMV para que possa exercer a profissão, ou um engenheiro se quiser trabalhar vai ter que fazer a graduação para poder exercer a profissão, recomendando que as pessoas não façam faculdade só vai contribuir para o aumento do numero de desempregados, a realidade do país não é a mesma do Mark ou do Bill, mania dos brasileiros quererem norte-americanizar as coisas.

    • bruno cézar

      mark e bill gates tinha dinheiro e lutaram para cresces ,brasileiro acha que vai ficar rico facilmente dizendo eu não fiz faculdade,e depois vai estar sendo um bêbado,frustrado,gastando tudo que tem e não tem em bebida,porque não conseguiu ser bem desenvolvido economicamente.

  • Louise

    Nossa, nunca vi um artigo que me deu tanta certeza de como ira ser o futuro do país. Isso é um reflexo do que a sociedade esta julgando como ”normal”, vocês falam da faculdade assim pois nasceram numa época em que a acessibilidade a ela é muito grande, se tivessem nascidos na época em que faculdade era raridade, dariam mais valor. Iniciar uma faculdade sem estar na área de atuação, na minha opinião, realmente é burrice pois uma empresa com certeza vai escolher a pessoa que tem 5 anos de experiencia do que 5 anos numa faculdade sem experiencia, mas deixa la de lado também é uma burrice nem que seja feito a técnica de dois anos é necessário obter um diploma, aquele que se limita a querer somente o que pode, jamais conhecera alem, você sera somente mais um no mercado sem diferencial. Claro que com um diploma somente, vc não conseguira, mas sem ele é muito mais difícil.

    Então repense, o mundo esta mudando e se não souber se adaptar a ele, vai ficar para trás.

    PS. As melhores vagas pedem Ensino Superior!

  • gabi

    Eu acho que a faculdade é necessária , pois não sabemos o dia de amanhã , já pensou você trabalhando em um negócio e percebe que está falindo ? E depois como vai arranjar um emprego novo ? O que vai colocar em seu currículo ? E se você trabalhou em apenas uma coisa e não tem experiência ? O que vai fazer ? Viu só , são essas as perguntas que você tem que fazer em sua cabeça ; e alem do mais tem faculdades gratuitas que tem um ensino muito bom ( até pessoas que conseguem entrar nessas faculdades festejam de tanta felicidade por isso ) ; nada contra pessoas que não querem fazer faculdade ou não fizeram estou apenas dizendo a minha opinião sobre as faculdades , me desculpe se ofendi alguém .

  • helena

    Na minha opinião faculdades não são muito rígidas , pois você falta no dia que quiser e o tutor nem liga , se você não fizer um trabalho ele também nem liga , pois você é maior de idade e já tem sua própria vida o problema é seu se reprovar , e a parte teórica dos livros ajuda muito sim , pois a pessoa aprende mais , e o ensino tradicional não é ruim pelo o contrário , ele é muito bom pois a pessoas tem mais foco , atenção e responsabilidade com os estudos e aprende mais (apenas minha opnião )

  • D

    Sinceramente, esse post foi ridículo. Uma visão muito restrita de sucesso, focada em demasia em dinheiro. Faculdade é importantíssimo, porque ela te dá formação científica! É muito além de ter diploma pra ganhar dinheiro, mas compreender os esforços conjuntos da humanidade em busca do conhecimento e inserir-se nisso. Mais que abrir uma empresa pra ganhar dinheiro, isso é extremamente ridículo e individualista. Na verdade, empreendedorismo é algo danoso, visando um sucesso financeiro pessoal e pouco se importando com o coletivo. Sejamos menos egoístas!

  • Beatriz

    Olá!
    Creio sim que, pelo menos no Brasil, ter uma graduação seja de fundamental importância. Não em todas as áreas, entretanto em boa parte delas. Na área de software e afins, realmente uma graduação não é decisiva, pois existem os cursos de capacitação dos quais não falarei pois não entendo. Tenho uma amigo que largou a faculdade de ciências da computação e está trabalhando na área de TI e ganhando muito bem, diga-se de passagem, o que é muito comum ocorrer nessa área. Entretanto, na área da administração de empresas ( uma das graduações que curso) e também na área de Relações Internacionais ( minha outra graduação), ter um diploma é muito relevante. Quem diz que faculdade não serve pra nada, que é uma perda de dinheiro e que aprendemos com a vida, tem uma visão de curto prazo, conta muito com as próprias habilidades e demais com a sorte. É muito válido ser um empreendedor, dar a cara a tapa, aprender na prática. Válido e necessário aprender com a vida! Entretanto se você fizer isso, quebrar a cara e tiver um diploma de um curso requisitado no mercado, meu amigo, de fome você não morrerá. Já se você não tiver… É bom que a vida, a sorte ou a conta bancária da sua família sejam sempre generosos com você.
    Entretanto, nem adianta falar sobre isso com quem tem uma opinião formada de “faculdade não serve pra nada”, pois essas pessoas com a síndrome de ” sou-um-gênio-e -o- mundo- inteiro- é -burro, -posso- ganhar- dinheiro- com- minha -inteligência- e- minhas –idéias -fenomenais” simplesmente não enxergam o mundo a sua volta e se sentem seres supremos e especiais. Creio eu que se o mundo tivessem tantos gênios quanto os auto-declarados gênios, não teríamos mais praticamente nenhum problema relevante. Fazer uma faculdade é fazer um investimento pesado ( no caso de ela ser particular), um investimento que te dará informações que você não encontrará “pela vida” e que, muitas vezes, facilitará sua vida e até mesmo a realização de suas próprias ideias. Fazer uma faculdade é se preparar, ter uma garantia a mais, pensar a longo prazo, se prevenir, e, principalmente, abrir uma gama muito maior de oportunidades, afinal, inteligência e vivência é bom… Mas inteligência, vivência e um bom diploma acadêmico é ainda melhor.
    .

  • Pedro

    Cara, concordo plenamente com o artigo.
    A pessoa faz faculdade por anos, para no final descobrir que não valeu de nada. Sou empreendedor, tenho 22 anos e bons rendimentos. Sou da área de TI, e vários conhecidos que ja se formaram, dizem a mesma coisa: “Faculdade não agrega nada para o TI, as empresas querem saber se você sabe programar ou criar uma arquitetura, e não se você formou em algum lugar”

    • Barbara

      Tenho 22 anos,e nunca achei que é preciso uma faculdade para ser bem sucedido,sou micro empresária,e tenho um salário em média de 3.500 a 4.000. Tenho uma loja de roupas,e prefiro usar o dinheiro que gastaria na faculdade para comprar mais mercadorias para minha loja, os 1.000 de despesas com a faculdade,compro em roupas e transformo em 2.000 ou até 3.000 mensais,enquanto o dinheiro da faculdade não se recupera. Conhecimento é sim necessário em todos os campos da vida,mas isso qualquer um consegue gratuitamente por meio de livros e internet que estão repletos de informações, é só querer e ir atrás.

      • bruno cézar

        pelo menos teve alguma ajuda,imagina se começasse do zero sem loja sem nada onde estaria,é sorte,para poucos

  • Telma Silva

    Já viu algum Bill Gates e Mark Zuckerberg que não tivessem feito a faculdade?

  • Lucas

    fazer faculdade é interessante sim ,porem nada melhor que a vida pra aprender ,ter diploma e um emprego seguro é fácil quero ver é ganhar a vida na raça sendo empresario , dando a cara a tapa arriscando a estabilidade financeira todo mês ,não é pra qualquer um !.

  • Lucas

    Fazer faculdade é interessante sim ,porem nada melhor que a vida pra aprender ,ter diploma e um emprego seguro é fácil quero ver é ganhar a vida na raça sendo empresario , dando a cara a tapa arriscando a estabilidade financeira todo mês ,não é pra qualquer um !…

  • bruno cézar

    não faz faculdade,vai virar um sonhador vivendo com os pais ou ter um sub-emprego e ganhar salário minimo,se trabalhar no supermercado ou sendo um gari da pra viver,de forma vergonhosa ou frustrada,é bom pra vc,já que não nasceu em uma família rica e não tem nenhum conhecimento de tecnologia,está no caminho certo,sem trabalho como vai conseguir ganhar dinheiro e com salario mínimo,como vai se cuidar ir no mercado já que pensa em economizar ao máximo,não dá,tem de aprender a trabalhar em grupo estudar,nem que gaste dinheiro para fazer dinheiro,um dia vc pode enriquecer,mas sendo um vagabundo,nunca vai melhorar.

  • lidia***

    **todas as profissões são importantes com ou sem faculdades pois os ricos precisam dos pobres e os pobres precisam dos ricos imaginam se não existissem garis, os trabalhadores rurais as babás e tantas outras, o que seriam desse mundão se assim já está uma anarquia iriam piorar mais ainda a situação, nós somos como os animais, a aranha engole a formiga, os gatos caçam os ratos e assim por diante e temos que respeitar todas as profissões pois ninguém é melhor que ninguém nessa terra todos somos filhos de Deus todos vamos morrer um dia ser enterrado e ponto final**

  • Ana

    Para ser bem sucedido como empreendedor hoje, conta mais o que você sabe do que o diploma que você têm. O problema é que muitos acham que apenas a faculdade será suficiente para torná-los ricos, sendo que será preciso estudar muito, e aprender muito fora da sala de aula para obter sucesso. Por outro lado, vejo muita gente “reinventando a roda” , desperdiçando tempo e dinheiro para aprender habilidades na marra, e suas empresas é que sofrem com isso. A maior parte das empresas vão a falência no primeiro ano de vida por falta de planejamento. Então aprender com profissionais do ramo, seja na faculdade ou em cursos livres é essencial. Muita gente quer abrir empresas mas não sabem nem calcular o preço de venda de seus produtos. Então galera, estudem , estudem e estudem. Infelizmente não a atalhos e caminhos fáceis. Bill Gates pode não ter terminado a faculdade, mas sabia programação o suficiente para criar o Windows, e vocês que não querem ir para a faculdade, podem dizer o mesmo?

  • Guilherme Almeida

    Li quase todos posts e achei muito interessante. To num certo dilema, acabei de passar do 3° semestre de Engenharia Civil, gosto muito da área e tal. Fui demitido a pouco tempo da empresa do pai de um amigo meu e lá conversava muito sobre empreendedorismo. E comecei a analisar se vale a pena continuar a faculdade e ganhar salários não tão altos ou parto pro ramo empresarial/investimentos, como abrir uma franquia. Vejo que nessa área de franquias, por exemplo, posso ganhar MUITO mais dinheiro do que sendo Engenheiro, e a faculdade me tomaria muito tempo e dinheiro se realmente eu fosse partir pro ramo de investimentos. Tem muita coisa que deve ser levado em conta, mas sempre é bom ler comentários de vários pontos de vistas.

  • Guilherme Almeida

    Muito bom

  • Guilherme Almeida

    Muito bom o artigo e os comentários. Acabei de finalizar o 3° semestre de Engenharia Civil, gosto muito da área e tal. Fui demitido a pouco tempo da empresa do pai de um amigo meu e lá conversava muito sobre empreendedorismo. Agora com tempo livre, comecei analisar se de fato vale a pena continuar a graduação ou partir pro ramo empresarial/investimentos. Vi que abrindo uma franquia, por exemplo, posso ganhar MUITO mais dinheiro do que atuando como Engenheiro em qualquer empresa, faço faculdade mas discordo totalmente do pensamento de quase todos lá dentro, que geralmente é entrar numa multinacional e ser funcionário eternamente. E agora estou analisando muito se continuo investimento dinheiro e tempo na faculdade ou tranco para pensar e agir em investimentos e coisas do tipo. E parabéns pelo artigo, porque discutir sobre esses assuntos muitas vezes podem te ajudar e esclarecer muitas coisas.

  • Marcos Vinício

    Na minha opinião, acredito que a faculdade não seja tão importante assim, ela pode ser boa para alguns e para outros não., isso depende de cada um. No meu caso não, tenho 17 anos, terminei o ensino médio a quase 2 anos, ano passado comecei um curso técnico em eletrotécnica, mas antes de concluir abandonei, não era isso que eu queria e decidir seguir carreira digital, pensei assim: O mundo é uma correria, as pessoas correm para um lado e para o outro, vivem numa rotina, estudar, trabalhar e depois aposentar-se. Por que não aproveitar a vida agora? A vida não é só isso, Ela vai além disso. Minha família quer que eu faça faculdade, pois eles são tradicionais, já estão acostumados, mas meu desejo não é esse. Tenho sonhos, acredito na minha capacidade e foco em meus objetivos. como autor disse no texto: estamos vulneráveis a correr riscos, podemos ganhar e depois perder. Mas acredito que, mesmo errando estarei aprendendo com meus erros e alcançarei o sucesso tão esperado. Quero ter uma vida diferente, sem rotinas e regras. Quero ser livre. Mesmo sem ter uma graduação, acredito que é possível realizar seus sonhos através do Empreendedorismo.

  • Jandir Correia Urtiga

    Muitas pessoas neste post informaram que é muito importante fazer uma faculdade. Eu concordo em partes, pois depende dos objetivos de cada um, vamos aos exemplos: Se queres ser um ótimo funcionário é importante que se tenha faculdade, pois é através do diploma que você poderá exercer algumas profissões, como médico por exemplo. Agora se queres ser empreendedor não é tão necessário tanto investimento de tempo e dinheiro, há não ser que o tipo de negocio que queiras colocar exija tal diploma, exemplo: se você quiser colocar sua clínica médica. No começo você terá que ser o medico que presta o atendimento, só depois de algum tempo você terá condições de contratar médicos para trabalharem para você. Mas se o seu negocio não exige uma formação de nível superior, não vejo necessidades de fazer uma faculdade, é melhor investir esse tempo e dinheiro em algo mais direcionado ao seu empreendimento. Principalmente o tempo. ao invés de está sentado em frente a um quadro, você poderia estar divulgando o seu negocio e atraindo novos clientes e já tendo um retorno financeiro. Coisa que na faculdade demoraria no minimo alguns anos. Vejam exemplos de grandes empresários, muitos deles deixaram a faculdade para investir em seus negócios. Por que eles deixaram a faculdade? Por que não lhes era necessário a maioria das informações que que iriam aprender na faculdade disperdiçando tempo e dinheiro. Lembre. A faculdade não ensina quase nada aos alunos, ela serve mais para orientar os alunos por qual caminho eles devem seguir para adquirir o conhecimento daquele assunto. Na faculdade você vai aprender tudo praticamento sozinho estudando nas horas vagas. Então qual o seu objetivo? Se queres ser empregado faça, se queres ser empreendedor ( não é tão necessário). Conheço empresários que são formados em uma área totalmente diferente do seu empreendimento.

  • jucabala

    Estou pensando seriamente em largar a faculdade. Hoje faço engenharia de produção e serei um eterno empregado a nao ser que eu tome outra atitude. O negócio hoje em dia é analisar onde está a oportunidade de ganhar dinheiro, muito dinheiro, isso é o que importa. As pessoas falam que adquirir conhecimento e gostar do que faz é importante e bla bla bla…O que importa é ganhar DINHEIRO, o resto é história pra boi dormir. E isso eu nunca aprendi na faculdade.

  • Patricia

    Acho tudo isso muito relativo. Sou assalariada, mas meu salário é bem maior do que os salários dos meus amigos que concluíram ensino superior e eu não sou formada. Acredito que os fatores mais importantes nesse caso são a coragem e ser “cara de pau”. Se você não fica na zona de conforto e vai atrás de melhores escolhas (não necessariamente faculdade), as coisas vão fluir, é só não ter medo.

  • Marlene

    Não sou empreendedora, mas possuo curso superior e vários cursos. Posso dizer que isto não serve para nada, a não ser para satisfação própria (adoro estudar). Não sou mais jovem e estou fazendo outro curso superior, mas irei desistir, porque tenho certeza que ele não me servirá de absolutamente nada, não oferecerá oportunidade alguma na minha carreira. Curso superior não te garante nada, no mundo dos empregos você precisa de um QI para te inserir no mercado. Curso técnico a possibilidade é maior, já que poderá se destacar. A propaganda das faculdades, as facilidades, tudo ilusão!

  • GABRIELE DA SILVA DUARTE

    DEPOIS DE TER LIDO TANTOS COMENTARIOS, ESTOU ME PERGUNTANDO ” E AGORA ? ” O QUE EU FAÇO NESSA VIDA ?

  • ELIENAY

    O problema é que as empresas olham direto para o diploma, ai a pessoa se sente obrigada, forçada, arrastada, direto para fazer uma faculdade o mais rápido possível, e entra em questão o Brasil e todo o resto só existe isso no registro, FACULDADE E DIPLOMA como forma de certificação e garantia que você fez. Gente olharemos só o que existe depois da faculdade, o que tem depois da faculdade ? qual sua visão do futuro que vai além da faculdade ? o que existe além disso tudo em sua mente ?………..quer continuar empregado em uma empresa? quer ser demitido por uma pessoa que se acha superior a você? ou quer mandar em você mesmo e ir além.

  • maikon

    Um engenheiro civil ou arquiteto são funcionários muito bem pagos e soa profisoes muitos lucrativos

  • Luciano

    Sou a favor de pelo menos um curso técnico. Foi oque fiz e não passo dificuldades financeiras, meu irmão mais novo fez e ganha 4k por mês. Com relação a faculdade, li boa parte da discussão e concordo com as pessoas que afirmaram só ser interessante pra quem quer ser empregado. A verdade é que, dentro de uma empresa, a concorrência por vagas é tanta, que você vê pessoas com 5, 6 anos em funções estratégicas e sem previsão de subir de cargo, eles ganham salários bons? Ganham, mas nada que um planejamento financeiro pessoal não alcance, economizando, sabendo investir. Claro que a fazer um curso superior de qualidade agrega muito na carreira, seja ela no setor privado ou empreendendo, sem contar o networking, porém, não acho que seja algo extremamente necessário. Comecei a fazer uma graduação tecnológica e irei parar, não é pra mim, meu negócio é investir dinheiro e ver ele crescendo e, quem sabe, empreender também em algum momento.

  • Mats

    Faculdade é um martírio para quem é criativo e tem opinião própria, mas emprego também é. Chefes não querem contratar gente com pensamento, identidade e opinião própria porque gente assim é mais difícil de manipular, mais difícil de fazer esquemas criminosos pra pagar menos, e mais difícil de pagar salários abaixo da média. Só gente passiva e controlável tem chances de ser contratada, porque é esse tipo de gente que custa bem menos.

    Caso o “empreendimento” não dê resultados, (e a maioria não dá), sem um diploma de faculdade o máximo que a gente chega a fazer é trabalhar em telemarketing ou vendendo de porta em porta (que mal da pra pagar o aluguel).

  • Nil

    Para se da bem na vida,precisa de:

    Acreditar
    Sorte

    Ai minha facu

  • Jose Manoel Portugal

    O pior que pode acontecer para um aprendiz, seja na escolinha antes do primeiro grau ou seja numa faculdade é achar que o que precisa aprender virá automaticamente. O sucesso vem com a especialização e conhecimento que temos e procuramos ter dentro daquilo que nós estamos metidos. Assim seguir um curriculum burro só leva à burrice, cansaço, infelicidade……

  • Henrique Meira

    Sinceramente, espero que mais pessoas pensem assim como vocês. Menos concorrência, menos pessoas capazes de fazer além do que está a sua frente. Mais pessoas que pagam para outras pessoas fazerem o que elas não sabem.

  • CARLOS HENRIQUE LOPES

    Concordo. Uma coisa que aprendi, foi que se deve escultar pessoas que estão onde você quer chegar.
    Faculdade é importante? Sim.
    Mas quero ser dono de uma marca de roupa. A grande maioria dos donos de marcas famosas de roupa, não necessitaram de uma Faculdade, e sim, de muito trabalho, leitura, e criatividade. Infelizmente o que pregam nas faculdades hoje, é basicamente a mesmo coisa.
    Estude, se forme e tenha um bom emprego (ou passe em um concurso). A vida não se resume somente ha isso.
    Então, prefiro seguir o crie, sonhe, realize, invista, e passe para as próximas gerações.

  • Douglas Zanchettin Dutra

    Não podemos comparar a grande maioria com um cara que deu sorte e ficou milionário antes dos 21, capacitação ele tinha? Não, tinha sorte, o curso superior te da as ferramentas para vencer no mercado de trabalho, basta saber usa-las. Bill Gates e Mark Zuckerberg não se formaram mas o que abriu suas mentes foi ingressar na faculdade. O que é melhor não estudar e continuar sempre na mesma ou se graduar e ter mais expectativas?

  • Hericson Pereira de Sousa

    Acredito que o comentário de cada um se baseia na Trajetória Estudantil experienciada no decorrer da vida,,,
    Há vários tipos de Subjetividades,,,
    Muitos que são estudiosos fervorosos iriam, de antemão, discordar plenamente desse argumento, já que proceder nos estudos é a base de tudo; sem Educação não somos e nem podemos NADA,,,!!!
    Já aqueles que provavelmente não tiveram sua vida acadêmica com resultados tão produtivos e satisfatórios assim, geralmente concordariam mais facilmente, visto que condiz com sua situação no Universo do Saber, não desejam tanto prosseguir em conhecimentos mais científicos e aprofundados, querem algo mais prático e conseguir as coisas materiais, sucesso e fazer CURSOS normalmente pode ser visto como um Mal Necessário para se chegar num determinado FIM, DESTINO: o Sucesso!
    No meu Ponto de Vista, acredito que a questão não está na simplesmente questão do ADQUIRIR CONHECIMENTO EM SI, FAZENDO UMA ENORME QUANTIDADE DE CURSOS,,, mas sim está na ADMINISTRAÇÃO DO SABER ADQUIRIDO,,,
    Aliás, não importa se eu tenho muito conhecimento, até porque, somos e seremos ETERNOS IGNORANTES E APRENDIZES,,,
    Portanto, creio que a questão está em O QUE FAREMOS COM O CONHECIMENTO,,,!!!
    Um forte abraço,,,!!!

  • Wagner

    Diploma de curso universitário faz com que o currículo seja mais bem visto, mas não garante emprego (conheço várias pessoas diplomadas que trabalharam nas mesmas funções que eu que não sou formado em nada).
    Se a preocupação for mais conhecimento (e conhecimento deve ser algo usado e transferido não algo pra inflar o ego)e menos status, cursos técnicos da área desejada podem até ser mais práticos.
    E uma coisa que poucos falam ou notam: muitas pessoas, especialmente jovens recém saídos do ensino médio escolhem cursos de faculdade que agradam suas famílias ou pensando em qual que vai dar mais dinheiro e esquecer uma coisa que não está relacionada a dinheiro mas à saúde e felicidade: realização e amor no que se faz.
    Ficar 4 ou 5 anos cursando algo que se odeia para concorrer a ganhar mais e não ser visto como “peão” (rótulo preconceituoso dado por alguns) é algo que nunca me interessou. Sempre gostei de artes, algo que não dá dinheiro, eu sei, mas fiz um curso específico e me viro com empregos comuns pra ter meu dinheiro. Não digo que meu caminho é o certo, mas é o que funciona pra mim. E eu acho que é isso, há vários caminhos, várias personalidades e habilidades, então imposições e padrões não fazem sentido.

  • Luiz Dirceu

    Texto muito interessante, abri-o minha mente para uma possibilidade que tinha medo de aceitar: não fazer faculdade.

    Agradeço por compartilhar esse conhecimento, e também, dou os parabéns aos colegas que debateram nas mensagens, tornando o texto ainda mais completo, obrigado.

  • Marcio Medeiros de Almeida

    Não concordo. Você pode até abrir uma universidade com o seu nome, mas tem que fazer faculdade e ter um histórico acadêmico rico em títulos sim.

  • Ana Souza

    Claro que faz sentido isso… faculdade abre caminhos mas não é O ÚNICO caminho para o sucesso profissional… eu vejo muitas muitas pessoas que estão formando e depois trabalham e outra área sabe? Aí eu me pergunto: gente formou , gastou tempo, dinheiro e não usou o curso… isso porque eu acho que as pessoas vão pela onda do status, do ser respeitado e só vê a faculdade como único caminho. Tipo: se nada der certo pelo menos tenho uma faculdade e tal. Eu acho um pouco atrasado esse pensamento sim, pois deveria ser uma opção mas não a única entende. Pessoas que tem vontade de empreender querem ser mais livres para criar e não precisam de uma faculdade para se dar bem nos negócios. É minha humilde opinião… e obs: sou uma que formou em uma coisa mais deu certo em outra! Não usei meu curso… por isso digo. Tenho um négocio que adoro muito mais do que a faculdade que fiz.

  • Lilia

    Achei legal a discussão, porém fiquei em dúvida, como empreender, o que abrir, e com que dinheiro se com 18 anos ainda não trabalho? A ideia é já começar a trabalhar em qualquer coisa e juntar dinheiro para empreender, ao invés de usar o tempo para a faculdade? E que habilidades devo adquirir para me tornar empresária?
    Obrigada pela atenção

  • Mi

    Faço faculdade e com sinceridade por causa do status, julgamento alheio e por me considerar negra e achar que a sociedade sempre tenta me podar pelo fato de eu ter uma família rica e ter heranças, Sempre penso e se eu montar negócio, mas tem o receio de falir e perder a minha herança… O que será de mim? Minha família não vai ficar pra semente para me apoiar. E ter alguem rico para me podar mais ainda, não rola. Penso em montar uma clínica veterinária ou hospital veterinário, antes de formar em médica veterinária, mas vou ter que economizar e muito, pois a minha faculdade é particular e ainda preciso fazer congressos no Rio de Janeiro e cursos de capacitação em Minas para eu poder me destacar, o que sempre é necessário ter dinheiro. Minha segunda opção plano B se a faculdade não der frutos, é ensinar línguas ja que ja fiz intercambio de linguas estrangeiras, montando os meus próprios cursos, ou tenho o plano C que é ligado as artes já que tenho muito talento moldando, em desenhos e tal… Posso parecer meio preconceituosa, mas acho que faculdade e curso tecnico é importante para quem gosta da carreira que exige, uma faculdade ou curso tecnológico, quem não tem paciência para faculdade e tal e gosta de passar nas matérias apenas colando, acho melhor ir do ensino médio e ir direto montar seu próprio negócio. Mas por outro lado tem muitos profissionais que não desenvolve metade das habilidades necessárias no mercado de trabalho e no entanto se deram bem na faculdade, mas não no mercado de trabalho. Ou seja fazer faculdade ou não, eis a questão. É um verdadeiro dilema.😔😕

  • ela

    primeiro, peço desculpa pela falta de pontuaçao, mas meu teclado, infelizmente, é italiano, sem letras e acentuaçoes portuguesas. no Brasil até pode dar o de montar nego’cio pro’prio, mas la’ fora nem sempre. no meu pai’s de ori’gem nao dai nem uma coisa nem outra. montar negocio? exige entre 200 k e 500 k euros, o que, dependendo do cambio, em reais daria entre 700, 000 e 1 milhao e meio. uma maluquice, neh? e depois, beleza, vem os impostos do governo, que exige o 70% da receita. universidade? bem , falei que nao serve, mas isso é valido pelas meioria das faculdades. matema’tica nunca parou de servir. um bom matema’tico so’ pular até o exterior, onde ganhe um o’timo sala’rio e pronto. traduçao e interpretaçao? também serve. medicina também, mais so’ ricos podem cursar, medicina fica cari’ssima, nao somente pelos livros, mas na Ita’lia nao existe ensino de graça. todas as escolas pu’blicas e as faculdades (sim, pu’blicas!) custam impostos. medicina, na pu’blica custa mais ou menos 3,500 euros cada ano, quase 10 k reais. fora livros e fora viagens (a maioria dos estudantes nao tem faculdade na cidade onde moram e devem deslocar-se, ‘as vezer alugar um apartamento e ahi’, outro dinheiro). mas quem pode cursar medicina tem a vida feita. os médicos ganham bem. pelo visto, na Ita’lia, também os letrados estao se dando bem, nunca ficam desempregados, contrariamente aos prono’sticos estadi’sticos.
    depois, vem os Estados Unidos, onde cursar uma faculdade exige, no mi’nimo, 150 k do’lares. montar empresa porém nao sei quanto custa nos EUA…

  • ela

    ps: vale melhor relembrar que Bill Gates e Zuckerberg sao a exceçao e nao a regra. e nasceram na America. um tempo esta u’ltima condiçao fazia a diferença, como os EUA era a terra das oportunidades e qualquer fulano de tal que trabalhasse duro podia enriquecer honestamente do nada. hoje os tempos tem mudado

  • Kayo Marcelo

    Ótimo artigo. No decorrer de seus estudos no ensino médio, muitos alunos começam a se questionar acerca da importância da educação universitária. Afinal, eles estão apenas a alguns passos do ensino superior.

  • cesar

    Eu acho que faculdade e so importante pra quem quer seguir e ser feliz naquela area,agora estuda por causa de diploma melhor para.Ate porque o mais importante da vida e viver passar momentos com quem agente ama a acima de tudo amar a Deus o resto tudo passa Do que adianta se matar de estudar fazer um monte de faculdades e tals se vai todo mundo pro mesmo lugar.Por isso que Deus e maravilhoso ele nao quer saber de quem e bilhonario tem todos os dentes da boca fala bonito e tals ele vai quem tem amor com o proxim
    o quem ama as coisas dele,quem tem o coraçao humilde isso que importa na vida

  • cesar

    Fica se matando de estudar 3,4,5 anos a vida passa voce nem ve.Compensa mais voce se arriscar tenta abrir seu proprio negocii.Ou presta um concurso publico pra quem nao quer arriscar e ficar num serviço fixo o resto da vida.curtir a vida. Fazer as vontade de Deus,passar os momentos quem amamos sair viajar que maravilhoso.bem melhor do que fica se matando perdendo tempo com faculdade sendo que quando todos morrerem, se Jesus nao voltar ate la, vao para o mesmo lugar. Isso sim e o segredo da felicidade.

  • Vilson

    Li vários comentários sobre o tema desse post e a concordo com várias opiniões. O fato é que a faculdade por si só não determina o sucesso de um indivíduo. Só um exemplo: Eu terminei meu ensino médio em 1996 e não conseguia um emprego formal. Na cidade onde eu vivia, era raro as pessoas com diploma de nível superior, e as escolas tinham poucos professores com graduação. Comecei a dar aulas em escola pública, pouco tempo depois de terminar o Ensino Médio. Adquiri muito conhecimento como autodidata. Estudava todo o conteúdo que iria ministrar em sala de aula. Eu comecei a fazer Licenciatura em Matemática e não concluí. Muitos professores graduados e alguns até com mestrado, Tinham medo de ministrar um conteúdo em sala e eu, apenas com o Ensino Médio conseguia ensinar e escutava comentários de alguns alunos que minhas aulas eram mais dinâmicas que de alguns com diploma.

  • Alexandre

    Li a maioria dos comentários e a minha visão é a seguinte: Faculdade é importante, mas desnecessárias em determinadas áreas, e o estudo sempre será necessário.
    Vi em muitos comentários, pessoas dizendo que faculdade não serve pra nada e em outros pessoas acreditando que faculdade resolve tudo. Os dois estão errados e vou mostrar porquê:
    Para as pessoas que dizem que faculdade não serve pra nada: Essas pessoas estão usando como parâmetro o dinheiro e como existem casos de pessoas que ficaram ricas sem cursar uma universidade, essas pessoas julgam o conhecimento acadêmico como desnecessário. Porém pensem, o conhecimento serve só para gerar dinheiro? Suponhamos que você vá abrir uma loja de ferragens. Para você que está ali vendendo pode até ser desnecessária a faculdade, porém lembre-se de todo o conhecimento envolvido na produção do material, a pesquisa sobre novas ligas, sobre resistência de materiais, os profissionais envolvidos na indústria de siderurgia… Por quê você é o usuário final da tecnologia e trabalha sem necessidade de entender dela, então o conhecimento não tem valor nenhum, só porquê não tem valor pra você? Lembrem-se das pesquisas nas áreas biológica e médicas, a descoberta de cura para muitas doenças, a produção de vacinas, a pesquisa contra o câncer.. Vocês realmente acreditam que um sujeito entra num laboratório e produz uma vacina contra um vírus mortal simplesmente depois de ter lido um tutorial na internet?? Hoje temos no mercado lâmpadas mais econômicas, condutores mais eficientes, computadores de alto desempenho, robôs e tudo isso foi fruto da pesquisa, inovação, do conhecimento que na maioria das vezes foi desenvolvido dentro das grandes universidades ou produzidos por grandes empresas que usuram o conhecimento dos profissionais que empregavam. É claro, para o sujeito que monta uma loja pra vender celular e computador a faculdade não é essencial, mas lembre-se de toda estrutura científica e tecnologia para a produção dos computadores, tecnologia fruto de estudo, de pesquisas militar, acadêmico… Tecnologia que há 10 anos era menos eficiente. mas desfrutamos de novos produtos no mercado porquê existem pessoas produzindo conhecimento, nas grandes corporações, nas universidades. Chega a ser um absurdo mental a pessoa não conseguir enxergar o valor do estudo e do conhecimento, só porque não fazem uso direto dele. O secador de cabelo na mão da empresária do salão foi projetado por quem? A fibra de carbono largamente usada foi ‘descoberta’ e desenvolvida por acaso??? Alguém acordou e resolveu ter uma grande ideia foi isso? Tudo fruto de pesquisa pessoal. é preciso gente estudando e empurrando os limites do conhecimento, por isso é preciso gente nas universidades.

    Para as pessoas que acreditam que a universidade é o único caminho: É possível viver ser cursar uma faculdade. O que quero dizer é que não dá pra todo mundo ficar só estudando e pesquisando e não dá pra todo mundo ficar só trabalhando. Uma vez que alguns indivíduos estão ocupados em desenvolver novas tecnologias, outros podem se ocupar de vendê-las. O empresário que abre uma loja de material de construção não precisa saber da física por detrás da lâmpada domśticas para ter sucesso. Basta ele por à venda e alguém comprar e comprar os outros produtos da loja. O dono do posto de combustível talvez não entenda tanto de química quanto o engenheiro lá na Pretrobras para ter sucesso, basta que os carros sejam abastecidos no seu posto e ele lucra. Meu pai só tem a quarta série e ganhou a vida vendendo discos, carros, produtos alimentícios. Sabemos que os discos estavam prontos e algum engenheiro projetou o motor , outro fez o design e meu pai depois vendeu o carro. O que quero dizer é que cada um atua numa área e as duas se complementam. Sem novas tecnologias vamos ficar fadados e sempre ter mais do mesmo, mas sem o comércio as tecnologias não são empregadas. Dessa forma é ridículo o desmerecimento do saber, o que só evidencia o mediocridade de um povo, mas também é igualmente ridícula a hierarquização da vida em sociedade, do povo que enche a boca pra falar ensino ‘ SUPERIOR’ só pra ter status. A vida em sociedade é um complemento, uma reunião de saberes e atitudes e cada um segue o caminho que enxerga ou que julga mais importante para si.

  • Marcio Moraes

    Parabéns pela carreira, mas vamos ter cuidado. A linha de pensamento não deve ser feita em “não fazer” e sim “o que aproveitar” dos estudos de uma universidade. Quem é empreendedor conhece o segredo do sucesso que é bem simples: se concentrar em seu negócio. Uma vez que você foca suas energias para fazer o que você acredita, tudo virá ao seu favor (até os momentos que você acha que tropeçou). Como você mesmo citou, Bill Gates, Mark Zuckenberg e Steve Jobs são exemplos de vencedores que não chegaram a ter um diploma. Mas todos eles fizeram algo em comum que foi frequentar a faculdade. Sem as aulas de tipografia que Jobs frequentou, ele jamais poderia contribuir de forma tão eficaz para o surgimento das fontes serif sans, arial, times new roman, etc. Sem o aporte da faculdade, Bill Gates jamais teria desenvolvido uma linguagem eficiente para o Altair. Por fim, Zuckenberg não teria feito seu Facebook sem sua genialidade em criar uma rede social para membros da universidade. O meu conselho para o jovem empreendedor é que faça. Faça faculdade, mas faça tudo aquilo que realmente será útil para o seu objetivo e não se preocupe com o diploma, ele não é o final e muito menos o início. Para um empreendedor o que vale é o que tem dentro da cabeça, seu network e seus clientes. Nada melhor que um lugar cheio de gente para conquistar isso.

  • Churuti

    presados senhores/as fazer faculdade nao e ser empresario , e bom fazer faculdade sim pois e nela onde acolhes atitudes.
    Nem todas faculdades lecionam simplesmente na carteira, na minha faculdade por exemplo os cursos da Eng. as aulas praticas sao lecionadas no seu devido lugar, nos capos, (eng, florestal, agricola, Hidraulica, zootecnia) por tanto a pessoa deve ser capaz de criar o seu auto-emprego(ser inovador), pesembora tenha visto alto salario no mercado de trabalho, no seio do meu pais (mocambique) mesmo sem emprego com o seu nivel superior proficional a pessoa e respeitosa na comunidade.
    As qualidades de uma pessoa que fez o nivel superior sao diferentes de um nao superior.

    Futuro Gestor dos Recursos Hunanos
    Obrigado!

  • Yeolset

    Em TI vemos os melhores exemplos. Doutores em segurança da informação são constantemente desafiados e vencidos por hackers sem formação acadêmica alguma. Para mim que sou empreendedor em TI (fora do Brasil), a segurança da informação com qualidade faz-se somente através de quem domina a técnica de submetê-la à violação. Pois entre o profissional formado em segurança de TI e o adolescente desajustado… eu escolho o adolescente para compor meu time de segurança da informação. Esta é a diferença entre aquele que acumulou conhecimento e aquele que detém sabedoria, um “sabe como” e o outro “explora maneiras”.

    O ponto aqui é que nenhum é perfeito, os dois estão sujeito a equívocos, a erros. Mas um é mais útil que o outro, na demanda do trabalho no dia a dia. E tem mais. Todos os empreendedores de sucesso em qualquer área frequentemente não seguem a “cartilha” do RH na hora de avaliar as qualidades de candidatos. Eu mesmo me envolvo pessoalmente no processo de avaliação de candidatos para minha empresa de distribuição e criação de conteúdo digital, e meus métodos são “desconcertantes”, para quem vê de fora.

  • Guilherme Guerra

    Concordo plenamente! Acredito que fazer faculdade depende muito da area de atuação, mas em diversos casos existem melhores investimentos com o tempo e o dinheiro gasto.

  • Guilherme – Consultor

    Acredito que tudo depende do que optar seguir. Desiste da faculdade depois de cursar 2 anos e não me arrependo, pois segui e investi o tempo e dinheiro em conhecimentos que me deram mais resultados.

    Parabens pelo artigo!

  • Doug

    Sabe. Eu vejo muita gente falando pro filho ou pra si mesmo sobre “ter um futuro” e “ser alguém”, mas não perguntam pra nós QUAL futuro queremos e que TIPO de alguém queremos ser. Sim, existem contas a serem pagas, existe competição MAS esse modelo workaholic, insensível e sem criatividade em que fomos criados só traz frustação, desgaste físico/emocional, diversas síndromes, etc para as pessoas que prezam por criatividade e sabem que liberdade é essencial. Conheço pessoas com ótimos diplomas, muito dinheiro, nem por isso estão felizes.
    Somos ensinados a sonhar o sonhos dos outros, sermos soldados da guerra dos outros, ser um bom produto na prateleira dos outros. E a nossa realização? Onde está a individualidade? Porque todos tem que ter as mesmas escolhas?
    O ensino é muito mais do que é vendido pela indústria do ensino hoje em dia, que reduz o conhecimento ao que dá dinheiro e ao que convém à prisão corporativa em que vivemos.
    Cada um tem sua visão da vida, e a minha não é a única, o que quero dizer é que nosso valor, seja como profissional ou como ser humano não está num canudo ou num cargo (ou não deveria).

  • Cyntia

    Eu tenho 24 anos e me sinto uma jovem frustrada por não pode fazer uma faculdade. Trabalho e moro de aluguel e meu dinheiro fica contado pra tudo….tem dias que choro muito por isso. Fazer uma faculdade parece um sonho impossível… mas eu queria ser uma pessoa nem sucedida na vida.