Existem pessoas que conseguem vender areia no deserto! Afinal, os fundamentos dos negócios podem ser tão fáceis para alguns empreendedores, mas isso não é para todos, é claro!

Para alguns, pode durar meses e até anos conseguir ter um negócio de sucesso. Mas, isso ocorre porque acabam acreditando em recursos que não são realmente verdadeiros para conseguir fazer o negócio crescer.

Neste artigo, desfaremos alguns desses mitos.

Mito 1: você precisa entender de negócios para começar

Tem um mito muito difundido: é necessário ser um gênio no mundo dos negócios para começar um negócio, ou então, ter um MBA ou anos de experiência no mundo dos negócios. Mas isso não é verdade. A verdade é que qualquer um pode começar um negócio.

Criar e fazer transações são da natureza humana, como também fazer figuras em uma caverna ou se apaixonar. A maior parte do conhecimento que você precisa é facilmente adquirida com o tempo. Mas, é claro que um MBA e alguns anos de experiência só vão ajudar nesse mundo, pois é sempre bom ter experiência, mas isso não quer dizer que sejam obrigatórios.

Mito 2: é preciso um site, um escritório ou um cartão de visitas

Isso não totalmente verdade, existem pessoas que não tem nenhum site, apenas entram em contato com seus clientes via email e tem um ótimo negócio. O que é realmente necessário é começar algum tipo de conversa ou relação com o cliente.

Muitos empreendedores têm apenas um site simples de uma página explicando sobre como é o seu negócio. Com o tempo você pode aprimorar, mas para quem está começando o importante é fazer contatos.

Além disso, home office cresceu bastante, o que diminui o crescimento de alugueis de escritórios.

Mito 3: Você precisa de dinheiro para começar um negócio

Tudo depende do seu tipo de negócio. Qualquer coisa que seja pequena e simples é preciso apenas um tipo de investimento: TEMPO.

Negócios do tempo: criar um site e escrever um post em blog. Negócios mais profissionais não precisam de um grande investimento inicial, mas um pouco de investimento sim.

Mito 4: você precisa de muitos contatos para começar um negócio

Não necessariamente, mas ajuda muito! Se você não tiver uma lista de contatos, ofereça alguma coisa que agregue valor ao seu cliente de graça e não peça nada como retorno.

Uma parte de seus clientes virá dessas ofertas, pode ter certeza que é uma ótima ideia, pois você está oferecendo alguma coisa que acha que irá agregar mais valor para a vida das pessoas. Às vezes, o retorno é 10 vezes mais forte.

Mito 5: O seu negócio precisa estar perfeito antes do lançamento

Acredite, perfeição não é tudo! Muitas vezes querer que tudo esteja perfeição é só uma razão para adiar o lançamento do negócio ou do produto, impedindo que você siga em frente. Então, esqueça a perfeição. Ao invés disso, se lance no mercado. Corra riscos.

A parte boa de ser um empreendedor que você aprende com o tempo e não desiste com os pequenos problemas que podem aparecer. Nunca deixe suas ideias de lado, use-as de forma construtiva. A sua primeira iteração no negócio não tem que ser a última, inove. Ou seja, ao construir um negócio, você pode construí-lo para hoje ou para amanhã.

Mito 6: Você precisa ser um especialista para começar um negócio

Ser um especialista é muito bom, mas isso não significa que você tem que ser para começar um negócio. Isso significa apenas que o conhecimento que você tem é restrito. Esse conhecimento, às vezes, não é vendido facilmente.

Além disso, tem outro problema, ser um especialista requer muito tempo e dinheiro. E nem todo mundo tem isso. O importante é aprender a resolver os problemas da melhor maneira possível e com o tempo, você vira especialista.

Mito 7:  Você precisa de uma grande estrutura para começar

O maior medo do empreendedor é ter que fazer contratações, proceder quanto a publicidade, a contabilidade, etc. Mas, essa preocupação é secundária. Na verdade, o importante é começar de alguma maneira.

A marca e o logo podem mudar com o tempo; a contabilidade pode ser contratada de forma terceirizada; e as pessoas que irão trabalhar para você, se forem bem pagos, com certeza irão fazer um bom trabalho e comprarão a sua ideia.

A única coisa que você precisa é colocar o seu negócio em prática. Se preocupar com questões triviais antes mesmo de começar um negócio é apenas mais um empecilho que você mesmo está se colocando. Não se autossabote! Invista no seu projeto e faça o seu negócio crescer.

Depois de falarmos sobre esses sete mitos, você não tem nenhum empecilho para colocar o negócio em prática e começar a ganhar dinheiro.

  • Luciano

    Sim, caro Paulo, no meu caso e da minha mulher e penso que de muito mais peasoss que praticam agricultura biolf3gica e de dimense3o caseira, o prazer que se retira e9 sublime e o amor pela terra e pelas plantas, atinge em boa verdade, o grau platoniano.;)Mas, em resposta e0 parte das carnes – voltando a puxar pelos galf5es – tenho para lhe dizer, ve1rias coisas. Ou melhor, convido-o, caro Paulo, a elaborar uma lista com a finalidade de encontrar um pree7o aprf3ximado para o quilo de carne no criador, preenchendo-a com os seguintes dados, partindo do princedpio que estamos a referir-nos a uma produe7e3o biolf3gica:Investimento nas instalae7f5es:Infraestructuras, maquinaria, me3o-de-obra.Investimento nos pastos, cuja dimense3o sere1 proporcional ao nfamero de animais, sendo que, quanto maior ff4r esse nfamero, menor sere1 o pree7o da carne produzida:Terra, sementes, fertilizantes, tractor, semeador, ceifador, enfardador, silagem, sistema de rega.Investimento nos animais:- Investimento na compra de machos e feamias de rae7a reprodutores.- Investimento na compra de animais desmamados, para engorda.Na primeira hipotese, o pree7o variare1 de acordo com a qualidade, o estale3o, a idade e a rae7a dos animais. Apf3s as montas, ha que esperar o tempo da gestae7e3o das feamias, que varia de acordo com a espe9cie, findo esse tempo, ha que esperar o tempo necesse1rio para que o animal adquira o peso necesse1rio para o abate. Nas espe9cies maiores, o tempo que medeia entre a aquisie7e3o dos reprodutores e o abate das crias, ronda os 3 anos.Na segunda hipotese, o investimento e0 cabee7a, e9 menor e o tempo de espera tambe9m.Durante todo o peredodo de cria e de engorda, e9 necesse1rio o controlo sanite1rio e as vacinae7f5es. Apf3s o peredodo da engorda, e9 obrigatf3rio cumprir os tre2mites que atre1s mencionei.;)