Em seus primeiros dias de 2007, a plataforma de blogging Tumblr foi uma operação de duas pessoas: o fundador David Karp e  desenvolvedor Marco Arment. Agora que o Tumblr está sendo adquirida pela gigante de mídia Yahoo Inc. por US $ 1,1 bilhões em dinheiro, Arment escreveu um post em seu blog pessoal, recordando as suas memórias de trabalhar com Karp e de construção e crescimento Tumblr.

“Ele é um workaholic – ele realmente vive e respira Tumblr,” Arment escreveu sobre Karp. “Eu nunca vi ele mostrar qualquer desejo de trabalhar em um projeto paralelo. David é tudo o Tumblr, o tempo todo.”

Arment, que mais tarde fundou Instapaper, um serviço que permite aos usuários salvar artigos que vêem on-line para que possam lê-los mais tarde, deixou Tumblr em 2010.

Enquanto o estilo de gestão da Karp tem sido criticado como sendo imprevisível, ele levou sua equipe no desenvolvimento de um produto que tem mais de 300 milhões de visitantes únicos mensais e foi comprado por uma quantia enorme de dinheiro. O que se segue são três lições sobre liderança startup, adquirida a partir do pós Arment:

1. Encontre o seu “editor de idéias”.
Empresários que têm grandes idéias às vezes é preciso saltar essas idéias fora com alguém que pode confiar. Tumblr era a visão de Karp. Embora ele contratou Arment para ajudar com a codificação e outras funções de back-end, Karp Arment frequentemente utilizado como uma caixa de ressonância.

“Eu muitas vezes servi como um editor de idéia”, disse Arment. “David chegava com uma idéia nova, e eu diria a ele que as partes foram inviáveis ou impossíveis,  que condições difíceis e casos de ponta que nós deveriamos considerar, e que outras sutilezas e pequenos detalhes de implementação, devemos acrescentar. ”

2. Não tente fazer tudo sozinho.
Chega um momento para muitas startups quando um empresário simplesmente não pode controlar todas as tarefas sozinho. Tudo, desde o desenvolvimento de produtos para escalar o negócio ao trabalho pesado, pode simplesmente tornar-se demasiado  de mais para uma pessoa lidar sozinha de forma adequada.

Em 2008, o desejo de Karp para se concentrar exclusivamente no desenvolvimento de produtos empurrou para contratar um presidente para lidar com as operações de negócios. E como a equipe Tumblr continuou a crescer, Karp precisava aprender como ser um líder.

“David precisava se tornar um gerente de produto, começar a fiscalizar muito mais as pessoas e delegar algumas das funções que ele realmente queria continuar fazendo a si mesmo”, escreveu Arment. “Depois de um começo difícil, David pegou o jeito de ser um gestor.”

3. Ao liderar uma equipe, canalize seu Steve Jobs interno (ou David Karp).
Obter uma idéia de inicialização grande do chão leva muito trabalho. Os empresários que contratam pessoas inteligentes e apaixonadas, e que inspiram as pessoas a superar as suas expectativas, pode aumentar suas chances de sucesso.

No Tumblr, Karp foi ultra-apaixonada sobre o produto e sobre as pessoas que o usam desde o início, de acordo com Arment. Ele espera que os membros de sua equipe compartilhem seu entusiasmo e trabalho duro.

Fonte: Entrepreneur.com

 

There are currently no comments.